Crianças confiam mais na palavra de adultos do que em si mesmas

Crianças confiam mais na palavra de adultos do que em si mesmas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Mesmo causando pouca surpresa aos pais, pesquisadores da Universidade de Virginia descobriram que crianças de três anos de idade confiam mais nas informações que lhes são passadas através de palavras do que de ações.

No estudo, um adulto mostrou às crianças uma xícara vermelha e uma amarela. Em seguida, ele escondeu um adesivo embaixo da xícara vermelha e disse (erroneamente) a algumas crianças que o adesivo estava embaixo da xícara amarela, enquanto outras crianças o viram colocando uma seta na xícara amarela sem nada dizer. Todas as crianças receberam a informação de que podiam olhar debaixo da xícara e ficar com o adesivo se elas o encontrassem. O experimento foi repetido por oito vezes com pares de xícaras de cores diferentes.

As crianças que viram o adulto colocando a seta na xícara incorreta rapidamente aprenderam a não confiar naquele sinal. Mas aquelas que ouviram o adulto dizendo que o adesivo estava debaixo de determinada xícara continuaram a acreditar que ali encontrariam o mesmo. Dentre as 16 crianças participantes, nove não conseguiram encontrar o adesivo em nenhuma das oito vezes.

O estudo foi publicado na revista especializada Psychological Science. Vikram K. Jaswal, autor do estudo, disse em um release da publicação: "As crianças desenvolveram um erro sistemático de acreditar no que lhes é dito. É como se fosse um atalho para evitar que eles tenham de avaliar o que as pessoas dizem. Isso é útil porque em grande parte do tempo os pais e cuidadores das crianças lhes dizem coisas que elas acreditam ser verdade".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições