Crianças e fotografia

Crianças e fotografia

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 2:44

Pais e mães estão sempre com uma câmera fotográfica em mãos, fotografando os filhos em momentos importantes de seu desenvolvimento: nas festas da escola, aniversários, viagens e em cenas do cotidiano.

Os pais gostam de fotografar e as crianças adoram ser fotografadas. Costumo fotografar eventos sociais, e quase sempre alguma criança pede para que eu faça uma foto dela. Depois, a reação é quase sempre instantânea: "Deixa eu ver a foto?".

A câmera digital trouxe esse imediatismo, e a vontade de se ver na fotografia é algo que vai além. Traz também a vontade de fotografar. Cada vez mais, vemos crianças interessadas em fazer suas próprias fotos.

Pensando nisso, elaborei dicas tanto para que as fotos que você faz das crianças fiquem melhores quanto para estimular as próprias crianças a fotografarem.

Dicas para fotografar crianças

Pensar no fundo da fotografia é sempre importante. É comum, ao fotografarmos crianças, fazermos as fotos de cima pra baixo, o que afeta diretamente no fundo que teremos em nosso enquadramento. Agache-se um pouco e tente fazer a fotografia na mesma altura dos olhos da criança. Normalmente, o resultado é bem melhor.

Deixe a criança à vontade. Não peça para ela fazer poses, isso pode inibi-la e talvez as fotos não saiam como você deseja. Naturalidade nas fotos sempre agrada.

Se a sua câmera tem zoom, use-o, pois manter certa distância da criança evita que ela queira, por exemplo, subir no seu colo ou abraçá-lo no momento em que você estiver fotografando. Com a utilização do zoom você também chama menos a atenção da criança, e assim, pode captar momentos com mais naturalidade.

Dicas para estimular as crianças a fotografar

Forneça uma câmera que seja de fácil manuseio, resistente e, principalmente, que não solte peças que possam representar perigo às crianças.

O mais importante é orientar as crianças a prestarem atenção no que querem mostrar na fotografia e se concentrarem no assunto em questão.

Uma boa ideia é orientá-las a ver imagens de álbuns ou livros que você considera possuir boas fotografias. Isso fará com que elas leiam essas imagens e as memorizem, e assim, no momento do click tentem reproduzir algo dentro de um padrão que você considere interessante.

Saiba como escolher uma câmera digital. Aproveite as novas tecnologias e opções do mercado e curta a Fotografia com a criançada!

veja também