Crianças se sentem mais seguras com as mães ao volante

Crianças se sentem mais seguras com as mães ao volante

Atualizado: Sexta-feira, 30 Abril de 2010 as 4:38

Levar na escola, na aula extra-curricular e até na festa dos amigos. Tarefas diárias para quem tem filhos. Até aí, nenhuma novidade, certo? Mas as crianças, acredite, têm preferência pelo motorista. Uma pesquisa realizada pelo instituto britânico GEM Motoring Assist, com 1200 crianças, de idades entre 5 e 16 anos, revelou que elas preferem a mãe ao volante. Seis em cada dez crianças, das 1200 entrevistadas, declararam que se sentem mais seguras (e felizes !) quando a mulher está dirigindo.

A pressa e a agressividade dos pais ao dirigir desagrada e muito os filhos, segundo a pesquisa. Elas afirmaram ainda que os pais são mal humorados e interagem pouco durante o percurso. Os filhos temem a reação deles quando estão dirigindo em alta velocidade: 39% das procuram não falar com os pais nessa situação, 22% chegam a se agarrar ao banco da frente em busca de segurança e 26% pedem para que ela vá mais devagar.

Com as mães ao volante esses problemas desaparecem. As crianças afirmam que elas são mais calmas e gentis no trânsito. Com elas é possível relaxar e curtir o percurso. As mulheres não ficam fazendo manobras arriscadas e também não abusam da velocidade. Além de boas motoristas, são apontadas pelos filhos como boas companhias, 70% das crianças disseram que as mães costumam cantar e 52% disseram que elas também conversam muito durante o percurso.

Apesar dos bons resultados para as mães, o estudo mostrou que elas não são as motoristas mais habilidosas. Elas têm carros mais confortáveis, mas se perdem com facilidade e costumam ter mais problemas mecânicos do que os pais. Mas nada disso importa para as crianças, elas gostam mesmo de aproveitar a animação das mães!

Nádia Mariano

veja também