Cuidados com o Sol

Cuidados com o Sol

Atualizado: Terça-feira, 5 Fevereiro de 2008 as 12

Cuidados com o Sol

Quem fica exposto ao Sol deve se proteger usando protetor solar com um fator de proteção no mínimo 15 (FPS), pois é no verão que a radiação solar é mais prejudicial à saúde de nossa pele. Especialistas alertam que o uso do filtro solar é essencial para se evitar queimaduras e câncer de pele, porém tem de ser usado da maneira correta.

Um bom exemplo de prática comum  e errônea  é passar o filtro solar na hora de praticar atividade física ou se expor ao sol. O ideal é passar o filtro com um período mínimo de 30 minutos antes da exposição ao sol. A renovação da proteção também costuma ser desrespeitada pelas pessoas.

A renovação é importante também para pessoas que praticam esportes aquáticos. No caso do triathlon, por exemplo, é fundamental o atleta passar protetor solar depois da natação. Por mais que o produto indique que não sai na água, a sua eficácia diminui bastante.

Como usar o Filtro Solar Corretamente:

 Quando Aplicar?

O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição ao Sol  Quanto Aplicar?

A quantidade correta de filtro solar deve observar a seguinte proporção  a quantidade de filtro que couber em um dedo indicador é o suficiente para proteger uma área equivalente ao dorso de sua mão. Como aplicar?

Espalhe o filtro solar suavemente até deixar por toda a pele uma superfície esbranquiçada, não devemos esfregar o produto até ele ficar transparente. Quando renovar?

O indicado é renovar a aplicação de filtro solar, no mínimo a cada 2 horas e sempre que entrar na água. Qual o Fator de Proteção eu devo usar?

O fator de proteção solar vai depender do seu tipo de pele porem um fator seguro é igual ou superior a 15.   FONTE: SAÚDE NA INTERNET

Postado por: Nany de Castro

veja também