Delegue funções e ganhe tempo para curtir a família

Delegue funções e ganhe tempo para curtir a família

Atualizado: Quinta-feira, 18 Setembro de 2008 as 12

Muitas mulheres vivem reclamando da falta de tempo devido às inúmeras tarefas domésticas. A situação piora quando ela ainda tem que trabalhar fora. A reclamação da maioria é a falta de contribuição de seu parceiro. A melhor forma de não entrar em desespero e ainda ganhar tempo para curtir a família e a divisão de tarefas.

A psicóloga Suelen Marioto afirma que o fato de a mulher cuidar da casa é uma questão já entranhada na sociedade, no entanto, no caso de excessos, em que só ela trabalha, existem formas de tratar a situação sem criar grandes problemas. "Se a mulher tem um marido que não ajuda nas tarefas domésticas, brigar não será a solução. O ideal é mostrar para ele que o trabalho em grupo é mais produtivo", explica.

A especialista aconselha às mulheres que desejam ajuda de seus companheiros nos afazeres do dia-a-dia, deve mostrar para ele o quanto sua ajuda é importante. "Peça a ajuda dele em tarefas simples como, por exemplo, lavar a louça, tirar o pó dos móveis, jogar o lixo e, ao final, mostre a ele o quanto sua ajuda foi importante para vocês ganharem mais tempo juntos. Isso não sobrecarregará nenhum dos dois".

"Brigar com o parceiro para que ele contribua com as tarefas só acarretará em mais desgaste para o relacionamento. Uma conversa franca e uma distribuição justa de tarefas é, sem dúvida, um ótimo caminho para acabar o excesso de tarefas domésticas", explica.

De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar da jornada das mulheres no mercado de trabalho ser menor, se for considerado o trabalho da mulher com a casa e a família, a carga semanal total delas supera a dos homens em quase cinco horas.

A pesquisa evidencia o quanto as tarefas domésticas exigem da mulher, mas, nada que uma boa conversa não resolva. Suelen Marioto destaca ainda que "no caso da família que tem filhos é importante também conscientizá-lo o que as pequenas tarefas como arrumar o quarto vai contribuir para amenizar o excesso de tarefas domésticas", afirma.

 

veja também