Desejo por doces pode caudar hiperinsulina na TPM

Desejo por doces pode caudar hiperinsulina na TPM

Atualizado: Quinta-feira, 5 Novembro de 2009 as 12

Que mulher nunca passou pela enorme vontade de comer doces numa situação de nervosismo na época da TPM? Mesmo consciente de que pode ser prejudicial à saúde, ninguém resiste a um bom chocolate, bolos e tortas para acalmar os ânimos. Mas como administrar a culpa?

A busca por açúcar é constante e em muitos casos ocorrem alterações psicológicas consideráveis, tais como irritabilidade e hostilidade em relação às pessoas mais próximas. A principal causa na mudança de humor está associada à equilíbrio dos níveis de serotonina no organismo. O déficit deste componente gera o mau humor, além da vontade de comer doces e certos tipos de carboidratos, tais como pães e massas.

Devido a este fato, a ingestão destes alimentos calóricos em grande quantidade aparece com mais freqüência, acarretando sérios problemas, inclusive cardiovasculares.

A saúde da mulher não é só mantida através de hormônios, mas por fatores hereditários, estilo de vida, freqüência e intensidade de suas atividades físicas. Estabelecer bons hábitos alimentares logo cedo pode fazer a diferença.

Para amenizar esses sintomas, recomenda-se que sejam feitas refeições pequenas e freqüentes, à base de frutas - como maçãs, ameixas, bananas, cerejas e damasco seco. Um bom exercício sempre facilitará a redução da hiperinsulinemia no corpo, que nada mais é que o aumento da secreção de insulina pelo organismo.

Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) é a autora desse artigo, médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra com clínica no Rio de Janeiro e em São Paulo. É autora do livro "Dieta Ortomolecular - O Segredo de Rejuvenescer em Total Harmonia"

veja também