Desemprego do cônjuge pode afetar o trabalho do outro

Desemprego do cônjuge pode afetar o trabalho do outro

Atualizado: Quarta-feira, 15 Junho de 2011 as 10:22

O estudo, feito por Maw-Der Foo, pesquisador da Universidade do Colorado sobre temas de trabalho, e feito em conjunto com a Universidade Federal de Singapura, foi publicado no periódico Journal of Applied Psychology .

De acordo com os resultados da pesquisa, o estresse diário sentido por um dos cônjuges reverberava, de alguma forma, nos afazeres diários do outro. “Os casais parecem que, ao contrário do que se pensa, amplificam os pontos negativos de uma demissão ou de um período de desemprego”, diz Foo.

“E se você se sente mal dentro do ambiente doméstico, isso vai acabar interferindo no trabalho também. A família, nesses casos, não alivia as tensões, mas aumenta os problemas”, completa o pesquisador.

Nesse ponto, diz Foo, as empresas deveriam estar atentas e promover apoio para os profissionais que indicassem que um dos familiares – especialmente o marido ou a esposa – está desempregado. “Isso com certeza manteria os níveis de produtividade de alguns profissionais mais estáveis”, explica o autor. Claro que isso tem um custo, e talvez por isso a ideia pode não ter muitas aplicações práticas.

“Mas a família deveria ser foco dessas companhias, pois a vida familiar está integrada com a profissional. Um cônjuge desempregado e estressado pode reduzir o nível de atenção para com os outros membros da família e isso vira um círculo vicioso”, diz Foo, que trabalhou anteriormente em um estudo similar e que estudou o que ele chama de “efeito cruzado” entre casais. O efeito cruzado é observado quando problemas de um cônjuge afetam áreas similares do outro (nesse caso, a vivência no ambiente profissional).

Casais que passam por situações assim deveriam procurar profissionais de saúde mental – como psicólogos e terapeutas de casal – para poder aliviar essas tensões e não comprometer nem o núcleo familiar nem a produtividade profissional um do outro.

com informações da University of Colorado    

veja também