Dicas criativas para usar livros na decoração

Dicas criativas para usar livros na decoração

Atualizado: Terça-feira, 28 Junho de 2011 as 9:07

Seja para os estudos, lazer ou outro tipo de atividade, os livros são bastante úteis. E quanto mais títulos, é preciso mais espaço para acomodá-los sem danificar.

Se você possui vários livros e não sabe onde guardá-los devido ao pouco espaço em sua casa ou não sabe a maneira mais apropriada de organização para poupar espaço, uma sugestão é usar os livros como objetos de decoração.

Além de ser uma sugestão criativa, usar os livros na decoração da casa deixa os ambientes mais alegres. Eles podem ser colocados em diferentes posições, misturados, ordenados por cores e tamanhos, usados como apoio pra vasos e outros enfeites sobre mesas ou até mesmo no chão.

Nas prateleiras

Os livros podem ser colocados sobre estantes e armários da forma que desejar. A maneira mais comum e que poupa mais espaço, é colocá-los agrupados verticalmente, lado a lado. Mas para dar uma renovada na decoração, eles podem ser empilhados horizontalmente nas prateleiras.

Para um efeito bonito e discreto, separe os livros por tamanhos e cores iguais ou em degradê. Caso prefira uma decoração mais divertida, os livros também podem ser misturados e empilhados com cores, tamanhos e posições diferentes.

Na mesa

Os livros podem completar a decoração sobre a mesinha de centro ou até mesmo embaixo de aparadores laterais. Escolha os livros mais finos e de tamanho mediano para não atrapalhar a visualização, principalmente nas mesas de centro.

No chão

Uma sugestão de decoração pra lá de moderna e ousada é fazer com que os livros fiquem empilhados no chão. Eles podem ser colocados de forma decrescente, formando uma grande pirâmide no canto da sala. Os livros ideais para este tipo de decoração são os mais volumosos e resistentes.

Em pirâmides menores, os livros podem substituir móveis de canto e servir de apoio para quadros, vasos e outros enfeites decorativos sobre eles.

Em caixas organizadoras

Se não há espaço em armários, gavetas, prateleiras ou os livros não são resistentes o suficiente para ficar no chão, uma dica é fazer uma decoração em dose dupla, usando livros e caixas organizadoras. Empilhe os exemplares em posição vertical e coloque os livros dentro das caixas com a tampa aberta.

Suporte flutuante

Uma novidade que pode ser encontrada em lojas de decoração e ajuda a poupar espaço, são os suportes flutuantes para livros. Eles ficam fixados na parede e dão a impressão de que os livros estão flutuando. É uma ótima dica e uma maneira divertida de usar os livros na decoração.    

veja também