Dicas de como o papai pode participar mais da gravidez

Dicas de como o papai pode participar mais da gravidez

Atualizado: Quinta-feira, 17 Setembro de 2009 as 12

A saber que vai ser pai, a maioria dos homens se sentem entusiasmados e confusos. Talvez se perguntem: "O que posso fazer para ajudar durante a gravidez?"

Esta dúvida é muito comum, e para ajudar daremos alguns conselhos de como participar de forma mais ativa na gravidez de sua companheira.

1) Faça o impossível para acompanhar a mulher em todas as consultas do pré-natal e exames

Antes das consultas, anote todas as suas dúvidas como pai, junte com as dela e discuta com o médico. Não sinta vergonha de tirar todas as suas dúvidas, pois a consulta é do interesse de vocês dois. Você poderá ter a chance de escutar o coração de seu bebê pela primeira vez. O ultra-som é um espetáculo à parte. Você poderá ver todo o corpo do bebê, seus bracinhos, perninhas e até o sexo, e com isso, ele se tornará cada vez mais real. Imperdível! Durante o terceiro trimestre informe-se com o médico como você poderá ajudar no parto, e se possível, participe dos cursos preparatórios.

2) Observe, escute, pesquise, leia, informe-se

Veja vídeos de parto, assim você não se sentirá tão perdido na hora H e já estará familiarizado com todos os procedimentos. Leia livros (existem livros específicos para futuros papais), procure informações na Internet, revistas, etc.

3) Participe ativamente do planejamento e escolha das coisas do bebê

Dê sua opinião sobre a decoração do quarto do bebê, compre roupinhas ou acessórios para ele e faça uma surpresa para a mãe. Verifique as opções de maternidade, peça orientação de amigos que já são pais, etc.

4) Ajude no controle da alimentação da mamãe

Evite presenteá-la com chocolates e alimentos gordurosos e evite comer muito doces e alimentos não recomendados durante a gestação em sua presença.

5) Não Fume!

Não fume no mesmo ambiente que a gestante, pois a fumaça que fica no ambiente é inalado pelas pessoas que estão nele. O cigarro é extremamente prejudicial para o feto e pode causar malformações, baixo peso ao nascer, parto prematuro, problemas pulmonares, entre outros. Você poderá aproveitar essa fase para deixar de fumar e cuidar de sua saúde também.

6) Ajude a prevenir contaminações

Fique atento para que ela não tenha contato com algumas substâncias perigosas como tintas, solventes, removedores, agrotóxicos, etc. Não permita que ela limpe a caixa de areia dos gatos e mantenha todas as vacinas dele em dia.

7) Dê Presentespara ela

Uma boa dica é comprar uma roupa surpresa para ela e convida-la para sair usando a roupa nova para um programa româtico a dois. Elogie e namore bastante.

veja também