Dicas importantes para os chefes de primeira viagem

Dicas importantes para os chefes de primeira viagem

Atualizado: Domingo, 3 Janeiro de 2009 as 12

Ser promovido é o sonho de todas as pessoas que estão no mundo corporativo, afinal é o momento em que o profissional se destaca dos demais por ter sido escolhido, por ter uma equipe a liderar e por ter que apresentar os próprios resultados.

É o início de uma nova fase na carreira que, junto com o novo cargo, traz inúmeras responsabilidades, cobranças e expectativas. Se você está passando pela primeira promoção, confira abaixo algumas dicas:

1- A primeira coisa a ser feita quando se é promovido é deixar de pensar que sabe tudo. Um gestor não domina todos os assuntos. Você com certeza será questionado diversas vezes por seus subordinados e pelos superiores, mas também deve questionar. É preciso que seja uma via de mão dupla, afinal o maior risco que um gestor corre é o de trabalhar com pressupostos, portanto, sempre pergunte!

2- Crie uma agenda com seu chefe, tome a iniciativa de definir as formas pelas quais quer liderar a sua equipe, não espere que a empresa ou seu chefe lhe imponham isso;

3- Ao ser promovido, é preciso incluir na negociação a vida pessoal e remuneração. Muitas pessoas sentem-se constrangidas em perguntar esse tipo de coisa, mas faz parte do processo. Isso é estabelecer relacionamento profissional;

4- É preciso ficar atento ao fato de que você ter sido promovido, não quer dizer que já conquistou tal posição. Há um processo de maturação, até que você consiga ditar as regras e ser aceito pela equipe. É fundamental que você se prepare para esta fase, estude bastante e seja cauteloso;

5- A chave para o sucesso de quem acabou de ser promovido é estar bastante antenado não apenas com os assuntos da empresa, mas também com o setor de atuação. Estudar o negócio e as pessoas é fundamental, logo, dedique-se e será reconhecido.

Importante

Não deixe que a sua promoção interfira na sua personalidade, ou seja, não fique arrogante ou prepotente. Continue com a mesma simpatia, educação e parceria de sempre.

veja também