Dicas para alugar um bom imóvel

Dicas para alugar um bom imóvel

Atualizado: Quarta-feira, 29 Julho de 2009 as 12

Dependendo da cidade onde moram, pode ser que o aluguel ou condomínio, seja muito caro, em relação a outras cidades. Algumas cidades no Brasil têm oferta pequena de imóveis para locação, outras já têm uma grande oferta, fazendo com que os preços dos aluguéis sejam mais acessíveis ou que isso ajude em uma melhor negociação.

Verifiquem os detalhes

Embora o correto seja o locador deixar o imóvel em perfeitas condições para alugar, há casos em que se pode achar um imóvel usado, que ainda não tenha sido reformado e, por esse motivo, o aluguel esteja mais barato. Se o imóvel necessitar de alguma reforma, vocês podem negociar um ou dois meses de carência, até que o imóvel esteja realmente arrumado. Alguns locadores aceitam esse tipo de negociação, pois ganham com a melhoria do imóvel, assim, vocês não pagarão aluguel nesses meses de reforma ou obterão um desconto proporcional à obra que está sendo feita. Só atentem para que isso fique claro no contrato de locação e vistoria do imóvel.

Não se prendam a olhar somente o espaço que o imóvel oferece. Chequem os encanamentos, torneiras, válvulas sanitárias e registros. Chamem um profissional, se necessário, para detectar possíveis problemas que a olhos nus, não são percebidos. Observem se as paredes apresentam manchas de bolor, o que estará claro que tem vazamentos ou infiltrações de água. Coloquem as mãos na parede que dá para a parede externa do banheiro, para perceberem umidades que podem estar escondidas por uma pintura nova. Quando existe vazamento ou infiltração, as paredes tendem a ficar mais frias ou úmidas do que o restante das paredes. Outra forma de averiguar isso, é colocando os ouvidos grudados nas paredes onde estão os encanamentos, para escutar se tem barulho excessivo de água. Isso pode indicar um cano furado ou um registro com defeito.

Nos vasos sanitários, é importante que puxem a descarga para ver se a água no fundo do vaso fica parada e não “tremendo”, pois isso pode significar um problema na válvula ou registro.

Qualquer problema detectado, deverá ser avisado ao locador para que ele repare imediatamente, ou que descreva isso no documento de vistoria do imóvel. Assim, quando for reparado, o encargo do conserto ficará por conta do proprietário do imóvel e não do locatário.

veja também