Dicas para manter os filhos longe das drogas

Dicas para manter os filhos longe das drogas

Atualizado: Quinta-feira, 24 Novembro de 2011 as 1:15

O jovem Marcos Lopes passou quatro anos de sua vida usando e vendendo drogas. Depois de ver todos seus amigos morrerem, ele decidiu mudar: se formou na faculdade de letras e virou educador social. Hoje, ele orienta jovens a não se envolverem com entorpecentes. "Meus quatro anos no tráfico me ensinaram o que pode manter os jovens longe das drogas", conta.

Abaixo, Marcos dá dicas preciosas para ajudar você a proteger seus filhos. Confira:

É essencial estar presente no dia a dia do seu filho

"Os estudantes que tinham mais diálogo com os pais eram os que menos aceitavam minhas ofertas", relata Marcos. Converse com seus filhos sobre o universo das drogas. Os jovens têm curiosidade pelo que é desconhecido.

Não fale do assunto em tom de bronca ou sermão

Converse sobre o assunto naturalmente e conte que os efeitos são enganosos e podem prejudicá-los. Mostre que você é o melhor amigo do seu filho.

Indique filmes sobre o tema

A indicação do educador é: O Bicho de Sete Cabeças, da diretora Laís Bodanzky, e O Diário de um Adolescente, de Scott Kalvert, que retratam a realidade de um dependente químico.

Dê livros que mostrem o universo dos usuários e traficantes

Ele recomenda: Capão Pecado e Manual Prático do Ódio, de Ferréz; O Abusado e Rota 66, de Caco Barcellos; e Falcão - Meninos do Tráfico, de Celso Athayde. Também incentive seu filho a ler livros em geral.

veja também