Dicas para o seu tempo render mais no trabalho

Dicas para o seu tempo render mais no trabalho

Atualizado: Quinta-feira, 30 Junho de 2011 as 8:49

Você se sente sobrecarregada? Acha que seu dia não está rendendo? Confira dicas para saber administrar melhor o seu tempo e render mais no trabalho.

Na internet

A adoção de algumas regras basta para converter a tecnologia em aliada. Confira por onde começar:

Peneire suas mensagens

Ajuste seu filtro antispam no máximo. Deixe de fora do endereço corporativo todas as listas e newsletters sem ligação com seu trabalho.

Crie uma pasta de leitura casual

E-mails que despertam sua curiosidade, mas que não precisam ser lidos agora, podem ser acomodados numa pasta que você só vai acessar num momento de pausa legítima do trabalho.

Ordene sua caixa de entrada

Após ler uma mensagem, apague-a ou guarde-a numa pasta. Deixe na caixa de entrada somente itens em que você está trabalhando.

Mande menos, receba menos

Você recebe tantos e-mails porque manda demais - sem necessidade. Só use a ferramenta quando for necessário.

Quando é melhor ligar

Se precisar falar urgentemente com alguém, prefira o bom e velho telefone. E tenha em mente que conversar por e-mail com quem trabalha ao seu lado não faz sentido.

Limite as checagens de e-mail

Mantenha seu programa de e-mails fechado. Agende três horários diários (de manhã, após o almoço e no final do expediente) para checar e responder suas mensagens.

Reuniões

Na era da escassez de tempo, reuniões tornaram-se atividades que só devem ser marcadas quando realmente imprescindíveis:

Use a tecnologia

A mesma ferramenta que abarrota sua agenda pode ser sua aliada. Antes de marcar uma reunião, veja se as questões não podem ser resolvidas por trocas de e-mail ou conference calls.

Não, obrigada

Fique tranquila: não é deselegante recusar convites para reuniões sem propósito. A indelicadeza é de quem convoca sem necessidade.

Planeje sua reunião

Se não dá para fugir do encontro tête-à-tête, faça com que ele seja o mais curto e produtivo possível.

Limite o bate-papo

Alguém deve conduzir a reunião para que ela não descambe. Conversas paralelas e fora da pauta só servem para esticar o encontro além da conta.

Envie um e-mail de fechamento

Na mensagem, relate os pontos abordados e os procedimentos definidos.    

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