Dicas úteis para obter um lindo sorriso

Dicas úteis para obter um lindo sorriso

Atualizado: Segunda-feira, 1 Dezembro de 2008 as 12

O sorriso, sem dúvida, é seu cartão de visitas, por isso merece uma atenção especial e cuidados redobrados. O dr. Christian Wehba, mestre em Diagnóstico Bucal, ensina algumas dicas fáceis para a saúde dos seus dentes. "O principal vilão da saúde bucal é a cárie e as doenças relacionadas a ela. Entre as suas causas, estão a dieta inadequada, falha na higiene bucal e, consequentemente, o acúmulo de placa bacteriana", explica. Para evitá-la, basta reduzir a ingestão freqüente de açúcar e escovar os dentes corretamente após todas as refeições.

Não basta somente escovar os dentes. Além do uso freqüente do fio dental, a escovação deve ser feita de maneira correta. "Por fora de todos os dentes e por dentro dos dentes de trás, posicione a escova num ângulo de 45º na linha da gengiva e faça movimentos a partir deste trecho. Na parte interna da frente, use a escova na vertical e na superfície de mastigação, utilize na horizontal com movimentos de vai e vem. Divida o tempo de escovação em períodos de 10 segundos para cada grupo de 2 dentes e, por fim, escove a parte de cima da língua", ensina dr. Chritian.

Usar o fio é fundamental. Para o uso adequado, corte um pedaço de aproximadamente 45 cm e segure-o com os dedos indicadores e polegares. Curve o fio na lateral do dente e movimente-o para cima para baixo, deslizando cuidadosamente na linha da gengiva. Limpe o dente da esquerda e o da direita de cada espaço.

O uso diário de flúor é muito importante no combate as cáries. Ele fortalece o esmalte do dente, criando uma barreira protetora. Existem diversos tipos de flúor, mas só o dentista pode indicar o mais adequado para cada caso.

Dicas básicas de limpeza bucal

1- Use fio dental diariamente.

2- Escove os dentes sempre após as refeições.

3- Use escovas de cerdas macias.

4- Cremes dentais com flúor são preferidos.

5- Enxaguantes bucais devem ser usados sob supervisão dos dentistas.

veja também