Dinheiro é importante para 56% dos jovens, mas não é o único fator de sucesso

Dinheiro é importante para 56% dos jovens, mas não é o único fator de sucesso

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

No title Assuntos ligados à vida financeira não interessam apenas aos adultos. Jovens com idade entre 11 e 16 anos também se interessam pelo tema e consideram o dinheiro como muito importante.

De acordo com a pesquisa "Identidade. Qual é a sua?", realizada no primeiro semestre do ano passado pelo Portal Educacional com 1.406 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de 18 estados brasileiros, 56% afirmaram que o dinheiro é muito importante.

Em uma lista de 17 itens apresentada aos adolescentes, o dinheiro ficou na 12ª posição, atrás de itens como estar bem informado - que é algo muito importante para 83% dos jovens - ou ter seu espaço (85%).

Dinheiro não é tudo

Segundo o estudo, 95% dos adolescentes pesquisados consideram que vencer na vida é algo muito importante. "Vencer na vida parece ser um conjunto de diversos fatores, que incluem independência financeira, realização profissional e algo mais subjetivo, ligado a sucesso e felicidade", explica a psicóloga responsável pela análise das pesquisa, Andréia Schmidt.

"Os dados relacionados à importância dada ao dinheiro pelos participantes são interessantes", explica, ao afirmar que, no confronto entre os dados, a pesquisa revela que, para os adolescentes ouvidos, dinheiro não é tudo.

"Ao compararmos essa escolha com a percentagem de adolescentes que declararam que vencer na vida é algo muito importante, observa-se que ele não é visto como o principal ou único componente de sucesso", diz Andréia.

O peso da idade

A pesquisa ainda revelou que a importância do dinheiro entre os adolescentes aumenta de acordo com a idade – quanto mais velhos, mais valor eles dão a esse item.

Dos entrevistados com menos de 11 anos, 25% consideraram o dinheiro muito importante. Entre os jovens com idade de 11 a 13 anos, o dinheiro é visto como importante por 52% dos participantes. Na faixa etária que compreende os jovens com idade entre 14 e 16 anos, 70% acreditam que dinheiro é importante.

"Parece que o avanço da idade e o consequente aumento de gastos (e de demanda por consumo) faz com que dinheiro se torne um fator cada vez mais importante na vida desses adolescentes", afirma Andréia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições