Dormir é um ótimo tratamento de beleza

Dormir é um ótimo tratamento de beleza

Atualizado: Quinta-feira, 17 Abril de 2008 as 12

Nada melhor do que acordar bem disposto para começar o dia. Mais do que permitir a sensação de bem-estar, dormir é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo, restaurar as células e a produção de alguns hormônios, como o do crescimento.

Segundo especialistas, é durante a noite que as células respiram melhor, facilitando a concentração de mais oxigênio nas células. Ao ter mais oxigênio disponível, o metabolismo das células e a sua capacidade de se multiplicar são ativados, ou seja, o tecido torna-se mais jovem e saudável.

À noite, como os mecanismos celulares estão "a todo vapor", é o melhor momento para cuidar da pele. Com cremes e hidratantes de boa qualidade, as células epiteliais se somam à propriedade de certos componentes, ativando mais facilmente o processo de rejuvenescimento.

Algumas pessoas precisam de mais horas de sono do que as outras para se sentirem mais dispostas. É importante que se respeite essa necessidade do organismo. Quando uma pessoa não dorme o tempo suficiente para um bom descanso, ela apresenta sintomas visíveis de cansaço, como irritabilidade e olheiras. Isso porque o corpo gastou uma energia que não foi reposta.

Para se ter uma boa noite de sono, de acordo com os especialistas, é necessário atender os sinais de cansaço e respeitar o ritmo do seu organismo. Em geral, recomenda-se dormir oito horas por dia. Aqueles que podem descansar durante o dia, por pelo menos 15 minutos, têm um melhor aproveitamento, principalmente intelectual.

Algumas dicas para facilitar o sono:

- Durante a noite, evitar bebidas que contenham cafeínas (café, alguns chás, refrigerante de cola, alguns remédios, entre outras);

- Tome banho morno antes de dormir, pois ajuda a relaxar. Não exagere na temperatura. Banho muito quente dificulta a circulação e o organismo leva mais tempo para voltar ao equilíbrio, fazendo com que o individuo demore "a pegar no sono";

- Seu quarto deve apresentar uma temperatura confortável, nem quente nem frio;

- Procure deixar sua casa, principalmente o seu quarto, tranqüilo. Dê preferência ao quarto escuro;

- Não dormir de estomago cheio. Mas é bom ressaltar que tentar dormir com fome também dificulta o processo de sono, pois ao sentir fome o organismo envia sinais de desconforto ao cérebro. O ideal é se alimentar uma hora antes de dormir;

- Em alguns casos, apenas esses procedimentos não são suficientes para uma boa noite de sono. Se você sofre de insônia, procure um médico especializado para um tratamento adequado o mais rápido possível.

veja também