Dress Code: Conheça o traje certo para cada ocasião

Dress Code: Conheça o traje certo para cada ocasião

Atualizado: Sexta-feira, 13 Novembro de 2009 as 12

É muito comum, nos dias atuais, recebermos um convite, no qual o anfitrião sugere o traje ideal, o que também é chamado de dress code. A dificuldade para muitos está em saber que tipo de roupa se adequará ao que foi fornecido. Os trajes mais comuns são: black-tie, passeio completo, esporte fino ou esporte.

A equipe do Arca Mulher foi conversar com a produtora de moda Carol Rodrigues, que dá as dicas para uma boa produção.

Black tie

Muito utilizado em noites de premiação e formaturas. Sofisticação é a palavra-chave para este traje. As melhores opções são os vestidos longos. Brilhos devem ser combinados com os tecidos nobres, como seda, tafetá, organza, zemberlines e jacquards. Para completar o visual, utilize sandálias de salto alto, carteiras forradas e semijóias.

"Cuidado com os exageros! Use cores discretas e tecidos finos", explica a profissional.

Passeio completo

Indicado para casamentos, jantares formais e concertos. Podem ser usados vestidos longos com modelagens sequinhas ou longuetes. Acessórios devem ser sofisticados, como bolsas pequenas, bijuterias finas, penteado e maquiagem caprichados. Musselines, crepes e tecidos acetinados são uma boa escolha.

"Para as madrinhas, as peças-chaves são vestidos longuetes de musseline ou crepe com tons claros, como areia e bege. Se o casamento for fino, use chapéu," explica.

Esporte fino

Adequado para casamentos civis e jantares. Invista em tailleurs, pantalonas, vestidos de microfibra, musselina e jérsei. Evite brilhos, pedrarias e bordados. Escolha carteiras lisas de tamanho médio e bijuterias foscas. Use sapatos um pouco mais pesados como anabelas ou peep toes.

"Para não errar na produção, em roupas monocromáticas, aposte nos acessórios," ensina.

Esporte

Recomendado para aniversários, festas infantis, almoços, exposições e inaugurações. Opte por saias de comprimento médio e camisas de algodão ou vestidos despojados ? lisos ou estampados. Calças jeans também estão liberadas, desde que não tenham rasgos e nem estejam desbotadas. Nos acessórios, invista em bolsas maiores, sandálias de tiras e bijuterias coloridas.

"As mais cheinhas devem ter cautela na escolha do modelo do vestido. Evite listras e estampas grandes. O vestido deve estar quatro dedos acima do joelho," finaliza.

veja também