E sua aparência como vai?

E sua aparência como vai?

Atualizado: Terça-feira, 27 Janeiro de 2009 as 12

É preciso ter em mente que a higiene conta como fator principal na composição da aparência. Não importa se homem ou mulher, algumas coisas podem divergir, mas a questão da higiene é imprescindível. Do cabelo à ponta dos pés.

No universo masculino a dica é: cabelos cortados, unhas aparadas e limpas, barba bem feita, ou, no caso de preferir usar barba, que seja bem aparada, limpa e baixa, para evitar retenção de saliva e, consequentemente, mau cheiro. Orelhas, nariz e olhos limpos é uma questão de rotina diária de higiene. A axila do homem não é depilada nem raspada. Por essa razão, os pêlos ali acumulados precisam ser muito bem lavados e o uso de desodorante é indispensável.

Pés normalmente ficam esquecidos, mas não se pode descuidar. Também é muito constrangedor ver alguém lutar para não tirar os sapatos porque é portador de chulé insuportável. Pior ainda quando a meia está furada e o dedão fica para o lado de fora.  

O cuidado com os dentes também é de extrema importância. Eles precisam estar bem escovados e o uso continuado do fio dental vai proporcionar uma grande diferença. Um sorriso bonito, com dentes limpos e hálito puro, pode não somente garantir uma boa impressão como assegura um sim de alguém especial em um primeiro encontro.

O vestuário também conta muito. A roupa, além de limpa, deve estar bem passada e adequada para o tipo de ambiente. Bermudas e bonés ficam extremamente simpáticos quando usados em uma praia, em um shopping e em passeios mais despojados. Assistir a uma cerimônia de casamento, ainda que de dia, usando boné e bermuda só atrairá olhares críticos.

O homem deve evitar mais do que um cordão no pescoço. Pulseiras em excesso também não proporcionam uma boa aparência. O cuidado redobra para os anéis. Uma mão masculina cheia de anel pode gerar uma aparência grotesca. No caso das mulheres, as dicas se repetem, com algumas diferenciações. Tudo tem jeito. Se o cabelo não é do tipo liso, maravilhoso, hoje já se pode optar por inúmeras formas de tratamento. O cabelo conta muito na aparência de qualquer mulher, seja curto ou longo, liso ou ondulado, oleoso ou seco, não importa, ele precisa estar impecável sempre. Se preferir usar preso, prefira os prendedores de acrílico escuros que combinam com qualquer roupa; os de pano ou algodão só em situações mais despojadas. As unhas precisam estar limpas, lixadas, pintadas ou, pelo menos, com uma base transparente. Uma mão hidratada com um creme simples de silicone, pode fazer muita diferença na hora do aperto de mão. Aliás . . . nada mais desagradável do que mãos femininas ressecadas ou com cheirinho de cebola ou qualquer outro tempero.

A maquiagem, sem dúvida, é de grande importância. Para não cair no risco de errar, o conselho é usar toda a maquiagem no tom da pele. Dessa maneira, a aparência se torna leve e o visual para cima. Os acessórios também precisam estar de acordo com a vestimenta. Se a pessoa não for muito boa em combinar, melhor é optar pelo simples cordãozinho com pingente discreto.

A roupa também precisa estar de acordo com o ambiente. Minissaias e decotes, definitivamente, não combinam com o perfil cristão. Isso não significa que uma mulher de Deus não possa usar uma saia ou um vestido acima do joelho, mas o bom senso no comprimento da roupa certamente vai dizer muito sobre o caráter da pessoa. Lembre que cores e estampas também merecem cuidado; palhaços são muito divertidos em circos ou festas de crianças. Para evitar o erro, o ideal é jamais misturar listras com estampas e escolher cores sóbrias ou em tom pastel simples, sem misturas radicais.

Vai aí algumas sugestões:

Sapatos altos são elegantes em qualquer situação, pois alongam a silhueta e garantem um visual naturalmente harmonioso. Para quem não tem costume, o melhor é usar saltinhos menores. Se o sapato expuser os dedos, é necessário que as unhas dos pés estejam cutiladas, lixadas e pintadas, ainda que somente com uma base transparente. Meias finais dão um toque bastante feminino.

Cuidado com perfumes fortes demais. Eles espantam todos em volta. O perfume precisa ser gostoso, leve e agradável, e isso vale tanto para homens quanto para mulheres. Se for usar perfume, é melhor que o desodorante seja neutro para não misturar aromas.

O cristão é o cartão de visita de Jesus aqui na Terra, portanto, carrega em si a responsabilidade de manifestar a glória de Deus onde quer que vá. Embora a aparência não seja o que há de mais importante na vida de um cristão, certamente, ela abre portas para que o Evangelho chegue a muitos pilares.

veja também