Educação no trânsito começa na escola

Educação no trânsito começa na escola

Atualizado: Quarta-feira, 30 Março de 2011 as 10:55

De acordo com o boletim da Polícia Rodoviária Federal, pelo menos 213 pessoas morreram em todo o País durante o feriado de Carnaval deste ano. Foram registrados 4.165 acidentes de trânsito e o número de feridos chegou a 2.441, representando um aumento de 27,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados mostram que o brasileiro ainda tem dificuldade para entender e seguir as leis de trânsito. Hábitos como não tomar bebidas alcoólicas antes de dirigir, não fazer ultrapassagens perigosas ou não trafegar acima da velocidade permitida parecem não fazer parte da rotina de muitos motoristas.

Por isso, como forma de prevenir acidentes nas estradas desde cedo, o projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, patrocinado pela Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), com o apoio do Detran-RJ e da Secretaria de Educação do município do Rio de Janeiro, irá treinar professores de escolas da cidade com o objetivo de levar lições de trânsito a 8 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2011.

Material didático de fácil compreensão

Para que as informações sejam bem compreendidas por todos, o programa irá distribuir materiais didáticos que promovam a conscientização no trânsito de maneira simples e interativa.

Segundo o presidente da Funenseg, Robert Bittar, é preciso que a sociedade se comprometa com ações complementares para minimizar os altos índices de acidentes registrados nas rodovias. Para Robert, o Programa “Se Essa Rua Fosse Minha” tem eficácia, pois é inserido nos primeiros momentos de formação do cidadão, ou seja, na escola.

Os temas abordados serão: leis de trânsito, dicas para pedestres, comportamento adequado dentro dos veículos, cuidados no transporte escolar, atenção na entrada e saída de escolas, atenção em locais onde a sinalização é precária, preservação do meio ambiente, segurança na hora de se divertir e exercícios de cidadania.  

veja também