Ei, padrinhos e madrinhas!

Ei, padrinhos e madrinhas!

Atualizado: Quarta-feira, 20 Maio de 2009 as 12

Para madrinhas e padrinhos, há muita responsabilidade em um casamento; portanto, os escolhidos para testemunhar essa união não podem fazer feio no dia da cerimônia. A grande dúvida quanto a esse assunto, diz respeito à roupa daqueles que estarão no altar junto aos noivos. Uma boa dica é prezar pela discrição, afinal, as estrelas dessa festa não podem ser ofuscadas.

Se possível, marque uma reunião para acertar os detalhes. O ideal é garantir que os trajes de todos os padrinhos sejam iguais e que os vestidos das madrinhas sejam escolhidos de forma democrática. Se a ideia não é padronizar o tom e o modelo, combine o comprimento e a cor que cada uma vai usar para evitar constrangimentos. Mas lembre-se: dar sugestões e ajudar nessa escolha não significa impor a sua vontade. Ninguém gosta de uma noiva autoritária.

Se o casamento for mais informal e começar ainda à luz do dia, é recomendável optar por vestidos clássicos, abaixo dos joelhos, sem brilhos, em tons claros e sem muitos detalhes, em tecidos mais leves. Os acessórios devem ser finos e discretos. Já para a noite, você pode usar um longo, com algum brilho e em tons mais fortes.

Os padrinhos podem optar pelo mesmo modelo do noivo. Ternos e meio fraque são bem aceitos para reuniões à tarde ou pela manhã. No entanto, casamentos à noite exigem um estilo mais sofisticado. Dê preferência ao fraque para pais e padrinhos.

É de praxe evitar vestidos pretos ou brancos e não abusar dos decotes. Se quiser usar um decote mais pronunciado, lance mão de uma echarpe ou um xale que ajude a disfarçar. Optar por bolsas pequenas e sapatos confortáveis é também um conselho que deveria sempre ser seguido para evitar incômodos durante a festa.

veja também