Ela trocou os negócios para cuidar dos filhos

Ela trocou os negócios para cuidar dos filhos

Atualizado: Sexta-feira, 6 Maio de 2011 as 11:45

Dos primeiros passos às primeiras palavras, não há nada mais confortante para uma mãe do que poder acompanhar de perto cada fase de desenvolvimento do filho. Mas nem sempre isso é possível. Afinal não é fácil desligar-se do trabalho e da correria do dia-a-dia.  Diante destes contratempos, Joseane Lima,  45 anos, decidiu que só seria feliz se abrisse mão dos negócios para desfrutar  do prazer de dedicar-se aos pimpolhos.

Ela explica que trabalhou durante o desenvolvimento dos seus três primeiros filhos:  Maria Clara, 16 anos; Maria Marta, 12 anos, e João Paulo de 9 anos. Contudo, quando o mais novo João Pedro, 7 anos, estava com apenas um ano e meio, ela resolveu viver em prol das crianças. Joseane conta que na época da decisão ela trabalhava o dia inteiro e quase não via os pequenos, coisa que a deixou angustiada.  “Ao mesmo tempo em que não estava tomando conta deles, não trabalhava direito na empresa devido às milhares de preocupações que não saiam da cabeça”.

A rotina dela, que antes era a de administrar a empresa que dividia com o marido, passou a ser a de participar ativamente de reuniões na escola, saber como anda o desempenho de cada um dos filhos, conversar abertamente com todos eles, aconselhá-los da melhor forma e ajudá-los nas tarefas do dia. “Costumo dizer que de uma coisa eu tenho certeza: nasci para ser mãe!”. Ela se sente útil e garante que vale a pena qualquer sacrifício para ver os filhos felizes.   Para Joseane, uma mãe pode ser comparada a um pássaro que faz o seu ninho e coloca seus filhotes bem aconchegados próximos a ela. Quando sente que estão todos crescidos, deixa-os livres para desfrutar da vida.  Do nascimento de cada um deles até a primeira ida à escola, todos os momentos são especiais, segundo a mãe.

“Adoro quando chego da rua e vejo todos eles correndo em minha direção”. Para ela, o fato de ter quatro filhos é muito gratificante porque cada qual tem uma personalidade diferente e, ao tentar decifrá-los, ela acaba aprendendo e construindo verdadeiras lições de vida.    

veja também