Em busca de estabilidade profissional

Em busca de estabilidade profissional

Atualizado: Quinta-feira, 31 Julho de 2008 as 12

Cansadas de uma jornada dupla de trabalho, de receber salários menores que os homens e de, muitas vezes, não conquistarem um cargo de chefia simplesmente por atenderem a um nome feminino, muitas mulheres optaram por mudar de vida: Decidiram voltar para os livros e enfrentar um concurso público.

Um exemplo é a advogada, Lia Salgado, autora do livro "Como Vencer a Maratona do Concurso Público". Ela se formou em Direito (se formou pela Universidade Federal Fluminense – UFF), foi fiscal de posturas em Niterói-RJ, funcionária do Banco do Brasil, artista plástica, autônoma, fiscal de tributos de Niterói-RJ e hoje é fiscal de rendas do Município do Rio de Janeiro.

Ela conta que para atingir seu objetivo se estressou, pensou em desistir várias vezes, teve persistência no momento certo, superou obstáculos e, como resultado, foi aprovada em diversos concursos públicos.

"Não foi fácil para mim. Tenho quatro filhos e cuido deles sozinha. Trabalhar, cuidar da casa e ainda estudar é para quem tem vontade vencer. Superei todos os obstáculos", conta Lia.

A cada dia mais mulheres estão buscando estabilidade. De acordo com Fábio Gonçalves, diretor da Academia do Concurso Público, o melhor caminho para quem deseja o sucesso profissional. "Os concursos abriram as portas para as mulheres no mercado de trabalho. Nos concursos não existe 'quem indica', preferências ou discriminação em relação às mulheres. Quando a mulher passa para Delegado Federal, ela vai ser chefe de uma equipe de homens e pronto", conta.

veja também