Empurre seus filhos para a vida

Empurre seus filhos para a vida

Atualizado: Quinta-feira, 10 Outubro de 2013 as 12:02

pai e filhoO homem deixa pai e mãe. Gênesis 2
 
Faz parte de nossa construção, a ruptura com nossas origens. Para que uma pessoa se conheça como indivíduo ela precisa desligar-se de todas as suas relações de dependência. E somente quando nos tornamos autônomos é que estamos preparados para novas relações de interdependência. Quanto mais sadia é essa ruptura, melhor são os fundamentos de nossa existência.
 
A tarefa de mãe e pai é a de promover o desligamento sadio dos filhos. Trata-se de encontrar o equilíbrio entre oferecer o ambiente de proteção e amparo para que os filhos se desenvolvam e estimular sua capacidade de viver por conta própria.
 
São os filhos que deixam os pais, não os pais que deixam os filhos, para que não haja abandono. Os filhos precisam ser empurrados para a vida, para que se tornem pessoas livres, que respeitam limites, que conhecem a si mesmos e que se relacionam bem com seus semelhantes.
 
As águias sabem como é isso, seus filhotes ficam no ninho, recebem comida no bico e são protegidos até que estejam prontos para serem empurrados para o primeiro voo, porque a mãe sabe que sua cria saberá como bater as asas.
 
 
- Alexandre Robles
 

veja também