Ensine seu filho a se submeter à autoridade

Ensine seu filho a se submeter à autoridade

Atualizado: Quinta-feira, 9 Abril de 2009 as 12

Uma visão positiva da autoridade que se dá na infância facilita a criação do filho quando, na adolescência, ele começa a interiorizar sua compreensão de autoridade como um sistema de valores e controles.

De pai para Pai.

Os melhores métodos para poder ensinar seu filho quando comete erros sempre serão o exemplo, o diálogo e a repreensão.

Quando seu filho adolescente afirmar que fatos ou observações são verdadeiras, a diplomática pergunta "quem foi que disse?" poderá estimular a capacidade dele de avaliar as vozes autoritárias.  Orientar seu filho a seguir modelos de comportamentos relevantes para o problema pode ser uma forma de estabelecerem um padrão de reposta importante par o resto de sua vida..

E quanto à rebelião?  Em parte, ela se origina  no processo natural de busca da independência, mas, de outro lado, a culpa é nossa se exercemos a autoridade sobre os filhos como uma forma de defesa pessoal - ganhando poder às custas da afirmação deles como pessoas e da necessidade de tomarem suas próprias decisões.

Dar a seu filho uma visão madura e equilibrada da autoridade não é fácil. Mas não custa nada transmitir um pouco sua real importância.

Se conseguir isso certamente terá valido o esforço.

Gostou da dica? É sempre de pai para pai.

veja também