Escolha o tecido certo para aquecer o seu bebê

Escolha o tecido certo para aquecer o seu bebê

Atualizado: Quarta-feira, 2 Junho de 2010 as 10:46

Durante o inverno, garantir que as crianças  estejam protegidas e aquecidas é uma das principais preocupações dos pais. Sem contar que, junto com o tempo frio, também chegam as doenças respiratórias  e, nessa hora, surge a dúvida sobre qual tecido utilizar nos pequenos para não desencadear alergias ou piorar o quadro.

De acordo com a dermatologista do Hospital São Luiz, Samar Harati, certos tipos de tecidos soltam fios e juntam poeira e ácaros com facilidade. "É importante ficar atento ao tipo de tecido para que as crianças não sejam prejudicadas", completa a especialista. A seguir, confira dicas para esquentar e proteger o corpo dos filhotes.

Soft

O tecido é uma tentação nos dias de frio na hora de escolher as roupinhas. Possui uma aparência confortável, mas ele pode causar alergias quando utilizado em contato direto com a pele da criança. Deve ser usado, preferencialmente, para cobertores e, quando utilizado em roupinhas, sempre deve contar com uma camiseta de algodão por baixo.

Plush

Confeccionado sobre uma malha, tem acabamento de flanela e recebe processo de retirada dos fios em sua superfície. Possui grande quantidade de algodão (80%), tornando-se bastante confortável e com menos riscos de soltar fiapos incômodos.

É um bocado quentinha, mas as tramas que se formam com os fios são o local ideal para acúmulo de pó e ácaros , e usá-las pode gerar ou agravar alergias. "A lã exige cuidados extras, como secar as peças ao sol e serem guardadas em sacos plásticos individuais", completa a dermatologista.

Flanela

É macia, felpuda e espessa, significa aquecimento garantido. Pode ser feita da mistura de algodão com lã ou composta somente com algodão. "As mamães devem preferir os tecidos com composição 100% de algodão, pois a possibilidade de irritação é menor" alerta a especialista.

Veludo

Com penugens curtas na superfície, deixa os pequenos superquentinhos . É mais indicado para peças pesadas, como calças. No entanto, vale ficar atenta porque os fios podem se desprender facilmente.

Moletom

Segundo a dermatologista, este é o tecido mais aconselhado para as roupas das crianças. "Ele não possui linhas para acumular pó e ácaros, evitando riscos de causar alergias e permite que o bebê fique quentinho", completa a dermatologista.

veja também