Escolha profissional é uma das principais preocupações dos adolescentes

Escolha profissional é uma das principais preocupações dos adolescentes

Atualizado: Sexta-feira, 5 Fevereiro de 2010 as 12

No title O desejo de "vencer na vida", relacionado com a independência financeira e a realização profissional e pessoal, é uma busca constante para muitos, inclusive para os jovens.

No Brasil, 95% dos jovens com idade entre 11 e 16 anos consideram tudo isso fundamental.  E a escolha profissional é um dos pilares mais importantes para "vencer na vida", na percepção deles.

Estudo realizado pelo Portal Educacional com 1.406 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 18 estados brasileiros revelou que a carreira é uma das principais preocupações desses adolescentes.

Carreira é preocupação dos jovens

De acordo com a pesquisa, 51% dos entrevistados colocam a carreira como uma de suas principais preocupações, perdendo apenas para a apreensão com a saúde (60%), mas ficando à frente da atenção com a aparência – preocupação de 38% dos entrevistados.

"Esses dados mostram uma grande preocupação dos entrevistados com fatores relacionados à sua própria individualidade, em detrimento de questões que afetam a sociedade como um todo", analisa a psicóloga Andréia Schmidt, responsável pela análise da pesquisa.

Escolha certa é mais importante que dinheiro

De acordo com o levantamento, "meios para ganhar dinheiro" foi uma preocupação apontada por apenas 24% dos pesquisados.

"Parece que, da mesma forma como 'vencer na vida' não parece ser sinônimo de dinheiro para esses jovens, a escolha profissional parece ser mais importante e tem um significado mais amplo do que ser uma forma de ganhar dinheiro", considerou a psicóloga.

Para se ter uma ideia, de uma lista de 17 itens, o dinheiro ficou na 12ª posição entre os meninos. Para Andréia, isso indica que os jovens sabem que o dinheiro não é o único fator de sucesso.

veja também