Especialistas em relacionamentos dão seus melhores conselhos sobre o amor

Especialistas em relacionamentos dão seus melhores conselhos sobre o amor

Atualizado: Sexta-feira, 15 Outubro de 2010 as 10:28

Quando o assunto é amor, todo mundo tem um conselho para dar. Mas são poucos aqueles que realmente ajudam um casal que está passando por dificuldades, acredita o especialista em relacionamentos John Gottman. Confira o que ele e outros experts no amor consideram os melhores conselhos que um casal pode receber:

Harville Hendrix, autor do livro 'Getting the Love You Want': "Acabe com a vergonha, a culpa e as críticas. Diga ao seu parceiro o que você quer de maneira clara, específica e otimista. Homens precisam se sentir competentes. Mulheres precisam lembrar que fazer coisas é a forma de eles demostrarem afeto."

John Gottman, autor do livro 'Sete Princípios Para o Casamento Dar Certo': "Transforme o seu pensamento. Em vez de criticar quando ver algo errado, faça um elogio quando perceber uma coisa boa. Elogie e agradeça com sinceridade. O gesto parece pequeno, mas acaba com a cultura da crítica e cria um ambiente mais propício para aumentar a intimidade e a segurança emocional".

Mira Kirshenbaum, autora de 'O Acaso Não Existe': "Na hora em que perceber que as coisas não estão bem, interrompa o processo negativo pedindo desculpas, oferecendo um gesto sincero de carinho e prometendo um plano de ação para melhorar o problema. Peça desculpas e cumpra o que prometeu. Este exercício dura apenas alguns minutos e pode transformar sua relação".

Ian Kerner, autor do livro 'She Comes First': "Com tantos livros sobre sexo no mercado, a melhor coisa que a mulher pode fazer é mostrar para seu parceiro que não quer um ator pornô ou um garanhão na cama. Ensine que o sexo pode ser sensual, criativo e prazeroso sem, necessariamente, levar ao orgasmo. Aproveite o sexo como uma oportunidade de unir mente, corpo e espírito".

Ruth Westheimer, autora de 'Sexo Para Leigos': "Todos os relacionamentos ficam um pouco mais tediosos com o passar do tempo. Quanto mais o tempo passa, mais chato ele pode ficar. Por isso, é importante focar em novidades e programas divertidos. Viaje para um lugar novo no fim de semana, passe uma noite no motel, desligue os celulares por um dia e desligue a televisão".

veja também