Estou preocupado com o uso da Internet pelos meus filhos. Posso rastrear suas atividades online?

Estou preocupado com o uso da Internet pelos meus filhos. Posso rastrear suas atividades online?

Atualizado: Segunda-feira, 6 Abril de 2009 as 12

Sim, existem maneiras de rastrear onde eles estiveram online, mas lembre-se de que as crianças com bons conhecimentos sobre computadores podem apagar seus rastros na Internet. É mais eficaz contar com regras claras sobre o uso da Internet e comunicar-se abertamente com as crianças.

Quando você surfa pela Internet, seu navegador da Web (como o Microsoft Internet Explorer ou o Netscape Navigator) coleta informações sobre os lugares visitados e as armazena no computador.

Os navegadores geralmente mantêm um histórico dos sites recentemente visitados. A maioria das versões do Internet Explorer tem um botão Histórico (em inglês) na parte superior da barra de ferramentas. Se você não vir o botão, ou se for um usuário do Netscape Navigator, basta pressionar as teclas Ctrl e H ao mesmo tempo para abrir a lista do histórico. Clique duas vezes em qualquer item na lista do histórico para exibir o site.

Os navegadores também fazem cópias temporárias das páginas da Web, conhecidas como arquivos de cache, armazenando-as no computador.

Para ver seus arquivos temporários no Internet Explorer:

1. No Internet Explorer, clique em Ferramentas e selecione Opções da Internet.

2. Na guia Geral, em Arquivos de Internet Temporários, clique no botão Configurações.

3. Na área da pasta que contém os arquivos de Internet temporários, clique no botão Exibir Arquivos.

Você deverá ver uma lista das páginas da Web visitadas por você ou por seu filho, assim como das imagens vistas e dos cookies colocados em seu computador.

Também existem muitos tipos de software que lhe permitem monitorar várias atividades online. Por exemplo, o MSN Premium oferece um conjunto de controles de restrições para menores que lhe permite filtrar a Internet e envia relatórios semanais de atividades que informam em detalhes onde seus filhos estiveram na Internet, as pessoas com quem bateram papo, etc.

Você também pode passar em uma boa loja de computadores e perguntar que produtos recomendam.

veja também