Estresse infantil: como evitar?

Estresse infantil: como evitar?

Atualizado: Quarta-feira, 27 Abril de 2011 as 10:52

Assim como os adultos, as crianças também passam por   períodos de estresse .  Excesso de compromissos, responsabilidades além da conta, críticas nada construtivas: essa combinação de fatores tem acendido o pavio do descontrole emocional entre os pequenos, alerta o Isma-BR, representação brasileira da International Stress Management Association.

"Os pais estão errados quando reclamam de uma nota baixa na escola dizendo ao filho que ele nunca faz a coisa certa. Eles não focam no problema, mas na criança", explica a psicóloga Ana Maria Rossi. De acordo com ela, críticas que não apresentam opções construtivas e exemplos de como agir diferente só estressam a garotada.

O que fazer para evitar que seu filho seja uma criança estressada?

  Na hora da critica:   foque sempre no comportamento e não na criança. Explique o problema e sugira soluções para que seu filho perceba como pode fazer diferente.

Responsabilidades:   não delegue tarefas que não sejam compatíveis com a idade. Se perceber dificuldades repentinas de relacionamento, é sinal de que algo está errado.

Lazer:   as crianças precisam ter tempo para estudar, descansar e, principalmente, brincar

Ritmo de aprendizagem:   cada criança tem um ritmo diferente para se desenvolver e aprender. Os pais devem prestar atenção nisto e nunca cobrar que o filho seja igual ao irmão ou ao coleguinha da escola.

A escola:   o perfil da escola deve se adequar ao perfil da criança    

veja também