Estudantes na luta contra o tabagismo

Estudantes na luta contra o tabagismo

Atualizado: Quinta-feira, 5 Junho de 2008 as 12

Estudantes na luta contra o tabagismo

As atividades alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, terão continuidade nesta quarta-feira 04/06, na Praça Municipal de Salvador, onde mais de 500 alunos do Colégio Severino Vieira participam de uma concentração contra o tabagismo. Por Iniciativa conjunta das Secretarias estadual e municipal de Saúde, Sociedade Baiana de Pneumologia e Aliança de Controle do Tabagismo, o evento acontece das 9 às 12h, com atividades em torno do tema que a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu para este ano – ''Juventude sem Tabaco''.

Dados da OMS indicam que cerca de 100 mil jovens começam a fumar todos os dias. Por isso, reduzir a experimentação entre crianças e adolescentes representa um grande desafio. No Brasil, assim como em vários outros países, o tabaco é a segunda droga mais consumida entre adolescentes e, junto com o consumo de bebidas alcoólicas, representa uma das portas de entrada para o consumo de drogas ilícitas.

Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, a Sesab, através do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, está realizando diversas atividades, que foram iniciadas no último dia 27 de maio. A programação incluiu palestras em escolas e bibliotecas públicas, o seminário “Controle do Tabagismo: um diálogo intersetorial”, promovido em parceria com o Ministério Público Estadual e a diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), distribuição de material educativo em universidades e capacitação para tratamento do fumante, contemplando profissionais de saúde de Lauro de Freitas, Jequié, Paulo Afonso e Salvador.

veja também