Evite 5 erros que comprometem a apresentação em público

Evite 5 erros que comprometem a apresentação em público

Atualizado: Quarta-feira, 26 Março de 2008 as 12

Seja para vender um projeto, treinar a equipe, oferecer seus produtos e serviços, convencer um júri, mostrar os resultados aos acionistas, lecionar, concorrer a uma vaga de emprego ou até mesmo lidar com situações familiares e do cotidiano, a todo momento qualquer profissional do mercado têm de demonstrar suas habilidades em fazer uma boa apresentação em público. Não é exagero dizer, portanto, que quanto melhores são essas apresentações, maiores são as chances de sucesso profissional.

Embora conscientes dessa relação, muitas pessoas encontram grandes dificuldades para se expressar diante de uma audiência. Mesmo profissionais experientes têm problemas para transmitir idéias ou opiniões, tornando suas exposições monótonas, truncadas e desinteressantes. "Isso acontece porque, na maioria dos casos, elas são coadjuvantes de suas próprias apresentações. "Tornam-se leitores de 'livros iluminados', achando que uma boa apresentação se resume a telas cheias de textos e ilustrações", considera Ney Pereira, palestrante e consultor na área de comunicação empresarial.

Abaixo, ele resume cinco das principais orientações para não se cometer erros em uma apresentação.

1) Jamais fale sobre um assunto que não domina.

2) Não perca qualquer oportunidade para falar em público. É a sua oportunidade de treinar e deixar sua marca pessoal.

3) Não entre no jogo sem conhecer a sua platéia. Estude o perfil das pessoas que vão assistir a sua apresentação, faça o reconhecimento do ambiente e os recursos disponíveis, que poderão ser utilizados a favor para melhorar a sua comunicação.

4) Evite o "enigma do peixe". O peixe é fisgado porque abre a boca quando não deveria. Evite falar demais, seja claro, objetivo e sucinto.

5) Só utilize recursos audiovisuais quando a palavra não for suficiente para tangibilizar a informação que você quer passar. Se, por exemplo, você quer falar sobre um empreendimento imobiliário, mostre uma foto. É o bastante.

veja também