Faça seu cabelo sobreviver à chuva

Faça seu cabelo sobreviver à chuva

Atualizado: Segunda-feira, 29 Setembro de 2008 as 12

Não adianta negar porque nos já sabemos: seus cabelos são inimigos da chuva, das gotículas de água, do vapor e de qualquer tipo de umidade, correto? Isso é completamente normal. Qual mulher nunca saiu de casa linda e maravilhosa e, ao chegar lá fora, se deparou com uma garoa fina e matadora da beleza dos cabelos? Com certeza é de arrasar qualquer produção.

Mas o que você costuma fazer nessas horas de pura angústia e decepção? Não sai de jeito nenhum e faz a festinha dentro de casa mesmo? Desencana da sua beleza e se entrega de corpo e alma aqueles pingos malignos? Pega um guarda-chuva toda desajeitada e, mesmo assim, acaba deixando um pouco de umidade estragar seu penteado? Fica de mal humor o dia inteirinho só porque suas madeixas não estão belas? É, em se tratando de cabelos na chuva, parece não haver soluções. E, quer saber? Talvez seja verdade.

A boa notícia é que existem jeitos bacanas e modernos de amenizar o efeito da chuva sob nossos fios. Quem dá as dicas é o cabeleireiro Juha Antero, do salão MG Hair Design.

Segundo o mestre dos fios, se a mulher sair na chuva e molhar muito o cabelo, não há nada que se possa fazer, pois o visual dos cabelos certamente sairá arruinado ao final desse passeio. "Além disso, já se deve antecipar que milagres não existem! Caso a mulher resolva sair despreparada na chuva, o cabelo dela vai molhar, sim, e vai ficar mais feio. Porém, há maneiras práticas para se amenizar o frizz que, conseqüentemente, vai imperar sob a cabeça dela", esclarece o cabeleireiro.

Aí vão as dicas para a "redução de danos":

Para cabelos crespos, cacheados e ondulados

Esses cabelos, infelizmente, sofrem ainda mais com o efeito da chuva e da umidade, pois são mais propensos ao frizz e à desidratação. Por isso, as mulheres que se enquadram nesse perfil devem ter cuidado redobrado.

A primeira e principal dica de Juha Antero é que se evite ao máximo o uso do secador. "A alta temperatura combinada com o efeito mais gelado e mais úmido do ar só atrapalha e arrasa qualquer penteado. Portanto, nada de escova, nada de chapinha e nada de baby liss", atenta Juha, que completa: "O ideal é que a mulher passe um condicionador sem enxágüe e seque o cabelo naturalmente, passando uma mousse modeladora de cachos e de ondas".

Como passar? Fácil demais! Aplique o equivalente à circunferência de uma moeda em mechas largas dos cabelos. Em seguida, amasse os cabelos debaixo para cima com as próprias mãos ou com a ajuda de uma toalhinha seca,

Segundo Juha Antero, a fonte de calor, seja do secador, da touca térmica, da chapinha, do baby-liss ou qualquer outra, é altamente prejudicial aos fios. "As mulheres não sabem usar adequadamente esses produtos, pois os utilizam em uma temperatura muito alta. Isso danifica os fios permanentemente e os tornam mais fracos e mais propensos a quebra, principalmente se combinados com a chuva que a moça vai encontrar ao sair de casa", explica o cabeleireiro. Além disso, deve-se destacar o fato de que os cabelos crespos e ondulados precisam de muito trabalho para ficar lisos, o que envolve uma mão-de-obra árdua e altamente perigosa para a estrutura dos fios.

Portanto, se você quiser fazer uma hidratação em casa antes de sair e o clima estiver úmido ou chuvoso, o recomendado é que você a faça sem o uso da touca térmica ou de qualquer outra fonte de calor. Melhor deixar esses atributos para um outro dia!

"As mulheres com esse tipo de cabelo possuem duas manias muito erradas. A primeira é que elas passam muito condicionador, inclusive no couro cabeludo. É importante dizer que o condicionador deve ser passado no máximo do meio dos fios para as pontas e nunca no couro cabeludo. Além disso, essas mulheres também têm o péssimo hábito de lotar os cabelos de spray fixador para poderem sair na chuva sem preocupações. Isso é um engano fatal para a saúde e a beleza dos cabelos. Além de produzir um efeito mínimo sob os malefícios da chuva, ainda deixa o cabelo superduro e sem mobilidade. Um cabelo falso, alerta Juha.

Uma boa dica para esses cabelos também é prendê-los temporariamente, de uma forma bem soltinha. "A mulher pode prender o cabelo fazendo um coque solto e desfazê-lo. Outro truque é enrolar mechas de espessura média em bobis bem largos e soltá-los só depois que passar pela umidade. Normalmente usamos esse truque para deixar as famosas com look de poderosas nas capas de revistas", explica Juha.

Para cabelos lisos

As mulheres que possuem cabelos desse tipo também devem ficar longe do secador, da chapinha e de outras fontes de calor. Assim como os cabelos crespos e ondulados, os lisos também sofrem com a temperatura, podendo fazer com que o frizz se acentue.

"Elas podem deixar os fios secar naturalmente ou passar secador com uma temperatura morna ou fria, alisando os cabelos para baixo com os próprios dedos. Em ambos os casos é interessante que essa mulher passe silicone nas pontas dos fios ou, se achar necessário, até um pouco mais para cima, mas nunca na raiz", sugere Juha Antero.

Além disso, há mulheres que dizem que, no processo de lavagem dos fios, deve ser passado o mínimo de condicionador possível e apenas nas pontas. Isso é um truque muito comum em salões porque faz com que o cabelo liso fique mais pesado e com menos propensão a ondular ou levantar frizz. Experimente! Na próxima vez que for lavar os cabelos, passe bem pouco condicionador ou, se quiser ser mais radical, nem passe!

Como os lisos são diferentes dos cabelos ondulados, nem todas as dicas são iguais para ambos. "Prender os cabelos lisos é um erro, pois isso acaba marcando os fios e deixando-os feios. Se a mulher quiser chegar na festa ou em qualquer lugar com o cabelo liso e solto, ela não deve prendê-lo sob hipótese alguma", diz Juha.

No lugar do elástico ou das presilhas de cabelo, quem tem cabelo liso pode utilizar um gorro ou um chapéu não muito apertado. Isso vai garantir que o cabelo não levante frizz ao passar pela umidade.

Grandes dicas para todos os tipos de cabelos

Segundo Juha, há algumas regras básicas e dicas inovadoras que podem ser aproveitadas tanto para o cabelo crespo quanto para o cabelo ondulado ou liso. Anote: Evite ao máximo o uso de secador, chapinha ou qualquer outro produto que emita forte calor. Procure, além do guarda-chuva, proteger os cabelos com um saquinho (que pode ser esses de supermercado mesmo), desde que ele não aperte seus fios e desmanche seu penteado. "É legal que a mulher faça isso inclusive se estiver com bobis ou coque". Isso protege muito os fios, já que só o guarda-chuva não os protege da umidade. Algumas mulheres também podem optar por penteados interessantes. "Os mais pedidos para o tempo chuvoso são o rabo-de-cavalo todo preso para trás e o coque. Mas isso pede cuidado! Às vezes, o cabelo todo preso pode dar um ar mais sério", aconselha Juha, que completa: "O rabo-de-cavalo está em alta e é uma opção bem legal para os dias chuvosos. Se a mulher tiver pouco cabelo e fios muito finos ela pode optar por um aplique, que faz um rabinho mais consistente". No processo de lavagem procure utilizar shampoo e condicionador próprios para evitar e prevenir o efeito frizz. Se estiver apressada para sair e não quiser ficar de cabelo molhado, acelere o processo de secagem dos fios com uma toalha (desde que você faça isso delicadamente, não quebrando, apertando, repuxando ou torcendo os fios). Além disso, você também pode utilizar o secador em uma temperatura mais fria. Procure manter o tratamento e a hidratação dos seus fios em dia para não ocorrer problemas maiores quando o tempo estiver úmido. Além disso, segundo Rosely Grossmann, da éh Cosméticos, é interessante que os produtos sejam climatizados, ou seja, já preparados com tecnologia e formulação especial para garantir o resultado desejado tanto em tempos chuvosos quanto em tempos secos, calor, ou frio intenso.

veja também