Fé se prova com obras

Fé se prova com obras

Atualizado: Quinta-feira, 1 Dezembro de 2005 as 12

Simei Gonçalves

[email protected]

Um experiente equilibrista nos U.S.A, aceitou o desafio de atravessar sobre um cabo de aço, as duas torres gêmeas antes de serem destruídas em onze de setembro. Muitas pessoas compareceram para assistir o desafio e diziam acreditar que ele seria capaz de vencer e atravessar com segurança.

Confiante de seu preparo para tal tarefa, o equilibrista lançou um convite. Convidou alguém que realmente acreditava que ele atravessaria sem perigo, para atravessar juntamente com ele.

A atitude daquelas pessoas mostrou o quanto criam nele; apenas por palavras mas não por obras.

Em Tiago 2:14 a 26, está um grande dilema teológico de que a fé é válida e autentica apenas quando é acompanhada na mesma intensidade pelas obras.

O texto mostra Tiago, pastor de Jerusalém, questionando os irmãos da invalidade da fé que diziam ter, uma vez que não socorriam os demais irmãos em necessidade.

Afirma que sem as obras a fé é morta; ela se anula, somente acreditar não é suficiente.

Não se prova a fé pela fé, mas se prova a fé pela maneira de agir, pelas atitudes tomadas. Seguro de sua pregação, Tiago diz ainda que se cremos num único Deus, confessamos isto com veemência, até os demônios fazem da mesma forma e ainda estremecem.

Crer em Deus é fazer o que Ele gosta, crer Nele e fazer o que lhe desagrada não tem valor algum.

Você se lembra de Abraão? Foi considerado justo, reto não apenas porque tinha fé, mas porque deu provas de sua fé. Quando Deus lhe pediu Isaque, provou sua fé e deu provas dela levando o menino Isaque, até o monte Moriá.

Raabe foi uma prostituta que crendo que o Deus de Israel era poderoso e o único a ser adorado, recolheu em sua cada dois espias, mandados por Josué. Gente que não fazia parte do seu povo, pelo contrário estavam ali para estabelecer as estratégias de acabar, destruir com o povo de Jericó. Mas ela creu e deu provas do seu crer.

Se você não pode provar a Deus que acredita Nele com atitudes, comece a pedir fé; não caia no engano de pensar que a fé é suficiente por si mesma e que não se prova porobras.

Leia também

Fé se prova com obras Sabendo escolher os amigos Jovem nao viva fugindo de Deus Vidas secas Jovem: Diferente numa geração perversa Jovem: Profissional na vida cristã  

veja também