Festival do Minuto estimula jovens de até 14 anos a produzirem vídeos

Festival do Minuto estimula jovens de até 14 anos a produzirem vídeos

Atualizado: Quarta-feira, 26 Agosto de 2009 as 12

O Festival do Minuto está lançando a quarta edição do Minuteen, o festival específico para jovens de até 14 anos. As três últimas edições aconteceram antes da popularização da Internet e das câmeras digitais (1995, 97 e 98). Agora que os vídeos podem ser enviados pela rede e que a garotada já tem ampla familiaridade com o processo de produção audiovisual, o Minuteen deve receber vídeos de todo o país.

Os vídeos podem ser enviados até 31 de outubro, e serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios. Além dos prêmios para os melhores, serão premiadas com o troféu Minuto as 3 escolas que tiverem mais alunos participando no concurso.

O site www.minuteen.com.br está aberto para o recebimento de trabalhos com duração de até um minuto, dentro de dois temas: Por quê? e tema livre. Com patrocínio da Tilibra e apoio do Instituto Faça Parte e do movimento Todos Pela Educação, o objetivo do Minuteen é incentivar os jovens a fazer da produção dos vídeos um momento divertido, um espaço onde eles conseguirão projetar suas idéias, conhecimentos e – é claro – seu talento.

"Os novos talentos do audiovisual brasileiro certamente já estão fazendo e mandando seus vídeos para a Internet. Nada mais justo do que fazer uma nova edição do Minuteen para que eles mostrem a sua cara para o mundo", comenta Marcelo Masagão, curador chefe e criador do Festival do Minuto.

Não importa se amador ou profissional: o que vale é uma boa ideia. O vídeo pode ser criado por um aluno, por um grupo ou por toda a turma. Embora cada grupo faça um trabalho diferente, eles podem se envolver nas gravações, chamando uns aos outros para serem os atores. Podem ser desenvolvidos também produções onde não há necessariamente pessoas ou construções lineares de narrativa. A ideia e o roteiro devem ser de autoria dos alunos. Está disponível no site do Minuto um tutorial para professores, dando dicas de como incentivar seus alunos a participarem do concurso (http://minuteen.festivaldominuto.com.br/templates/Static.aspx?position=3).

Sobre os temas

Por quê? – Explique algo ou explique você.

Por que a água é molhada? Por que a chuva cai para baixo? Por que 2 + 2 são 4 ? Por que logo eu? Por que o mundo gira? Por que fico confuso? Por que mudar o mundo? Por que ir pra escola? Por que um minuto tem 60 segundos? Por que o porquê é separado na pergunta e junto na resposta?

http://minuteen.festivaldominuto.com.br/templates/ContestDetails.aspx?contestId=159

Tema Livre - Você pode soltar sua criatividade e fazer um vídeo sobre o tema que quiser.

http://minuteen.festivaldominuto.com.br/templates/ContestDetails.aspx?contestId=163

Sobre o Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991. É, hoje, o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. A partir do final de 2007, tornou-se permanente e online: passou a receber e exibir vídeos diretamente pela internet. Mensalmente, novos temas são lançados e os melhores vídeos recebem prêmios em dinheiro. O Festival do Minuto é uma das marcas culturais mais conhecidas do país e um grande revelador de talentos do audiovisual brasileiro. O acervo de Minutos inclui vídeos de inúmeros cineastas hoje conhecidos. Diretores como Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia) foram alguns dos cineastas que já enviaram seus vídeos.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também