Fidelidade a Deus e ao cônjuge

Fidelidade a Deus e ao cônjuge

Atualizado: Quarta-feira, 10 Outubro de 2012 as 11:49

Leitura Bíblica
Gênesis 39.1-15

Seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza (1Tm 3.12b). 

Muitas mulheres dizem que todos os homens são iguais – e alguns são mesmo muito parecidos em suas atitudes, por não conhecerem a Deus. Por exemplo, quantos teriam a mesma reação de José e fugiriam de uma mulher que estivesse se insinuando para eles? Quantos julgariam a atitude do rapaz como uma grande bobagem? Quantos cometem adultério como se fosse algo aceitável ou estão infectados por doenças sexualmente transmissíveis por causa de sua vida promíscua?

Mas nem todos os homens são iguais. José, filho de Jacó, destacou-se por seu caráter e sua fidelidade a Deus, mesmo quando as dificuldades vieram, e hoje é um modelo a ser seguido. Com apenas 17 anos, foi vendido pelos próprios irmãos, que sentiam inveja dele. Levado ao Egito, tornou-se escravo do capitão Potifar, que o promoveu a administrador de seus bens. José era bonito e atraente, tanto que a esposa do patrão assediou o rapaz quando o marido não estava em casa. Mas José também era responsável e obediente a Deus, por isso recusou-se a cometer adultério e pecar contra o Senhor. 

Fico pensando como José estava se sentindo: traído pelos irmãos e com saudades do pai. Devia sofrer com sua situação, a escravidão que lhe foi imposta e as tentativas de sedução daquela mulher. Mesmo assim, sua fé permaneceu firme – até mesmo quando foi preso injustamente. Depois, tornou-se governador do Egito, casou-se, teve dois filhos e ajudou os egípcios e sua própria família a sobreviver em uma época de fome. 

Seja você também um exemplo de fidelidade e caráter. Se for tentado a cometer adultério ou a ter um relacionamento sexual antes do casamento, faça como José: fuja! É o que Paulo aconselhou a Timóteo em 2Tm 2.22 (confira!). Mais importante que qualquer desejo ou emoção passageira é sua situação diante de Deus e da pessoa a quem você ama. - ETS

veja também