Filmes em 3D pode fazer mal para crianças e grávidas?

Filmes em 3D pode fazer mal para crianças e grávidas?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Dragões que chegam bem perto dos olhos das crianças, lanches que parecem estar ao alcance das mãos, um sobrevoo até o Paraíso das Cachoeiras lado a lado com Carl, o velhinho de UP. É essa a sensação que você e o seu filho têm ao assistir a filmes em 3D. Mas será que o resultado dessa tecnologia faz mal à saúde?

Esta semana, a Samsung, empresa sul-coreana e uma das primeiras a trazer a TV em 3D para o Brasil, prevista para maio, alertou em seu website australiano sobre alguns sintomas que a exposição a essa tecnologia poderia trazer, principalmente para gestantes, crianças e idosos e quem já tenha algum problema, como labirintite. Tontura, espasmos musculares, náusea, enjoo, ataques epilépticos e até convulsões estariam entre eles. A empresa afirmou também que pessoas com problemas para dormir deveriam evitar usar o aparelho.

Ao colocar os óculos para assistir a filmes em 3D, a retina do olho precisa se adaptar para fazer as imagens se transformar em terceira dimensão, afirma Célia Roesler, neurologista e membro da Academia Brasileira de Neurologia. "Para algumas pessoas, o esforço cerebral pode ser maior e levar a uma fadiga ocular. Há adultos e crianças que colocam os óculos e já enxergam a imagem em 3D imediatamente. Outros, não", diz. Com isso, os desconfortos podem surgir.

Mas fique calma. Segundo a especialista, embora ainda não existam muitos estudos sobre a tecnologia, essas reações do organismo não são tão frequentes - e nem há um dano a longo prazo - e as mais graves, como ataques epilépticos, podem ocorrer em quem já sofre com o problema, ainda que faça tratamento. As gestantes também merecem atenção. "Elas já têm o metabolismo, frequência cardíaca, tireoide e fluxo sanguíneo cerebral alterados por conta da gravidez, e, por isso, correm mais risco de sentir tontura e náuseas", diz. A dica é nunca levantar bruscamente após o término de um filme e procurar o médico caso se sinta mal.

Abaixo, você confere 5 dicas para que você e o seu filho possam se divertir em casa e no cinema sem problemas com o 3D:

- Antes de usar os óculos em 3D, observe se estão bem limpos;

- Procure ficar o mais distante possível da tela. Se for no cinema, escolha uma poltrona mais para o fundo da sala. Em casa, coloque a TV o mais distante que puder do sofá;

- Se o seu filho se sentir mal durante o filme, não se desespere. Peça para que ele tire um pouquinho os óculos e feche os olhos por alguns minutos. Se persistir o mal-estar, é melhor deixar a diversão para outro dia e conversar com o pediatra para que ele medique a criança se necessário;

- Ao terminar de ver um filme, seja em casa ou no cinema, nunca levante imediatamente. É preciso fazer uma adaptação para os olhos voltarem à visão real. Oriente seu filho a fazer esse exercício junto com você: ainda sentada, retire os óculos e olhe para sua mão e para outra imagem mais distante, por 5 minutos. Além de tudo vai ser divertido!

- Lembre-se de que as regras valem para qualquer tela que emita luz, como computadores, videogames e televisores. Nunca deixe o seu filho exposto a ela por muito tempo.

por Ana Paula Pontes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições