Garanta um fim de ano mais saudável cuidando do corpo, da pele e da mente

Garanta um fim de ano mais saudável cuidando do corpo, da pele e da mente

Atualizado: Terça-feira, 16 Dezembro de 2008 as 12

Trânsito, sobrecarga de trabalho, compras de Natal e festas, muitas festas, fazem do fim do ano uma época agitada para todo mundo. Segundo uma pesquisa, o nível de estresse do brasileiro aumenta 75% no mês de dezembro. Por isso, é preciso procurar alternativas para fugir, nem que seja por algumas horas, dessas atribulações e relaxar um pouco.

Para evitar o estresse, a fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha sugere planejamento e hábitos saudáveis, como praticar atividade física e compensar os excessos alimentares dos dias de festa com uma dieta mais leve no dia seguinte. "Disciplinar alguns hábitos é um bom começo para quem deseja chegar até a noite de Reveillon em melhor forma, menos estressado e muito mais preparado para um ano novo saudável", comenta a fisioterapeuta.

Exercícios de força que, além de fortalecer os músculos, irão acelerar o metabolismo e ajudar a queimar mais calorias mesmo em repouso; técnicas de relaxamento da mente e do corpo e alongamentos que possam ser realizados a qualquer momento, praticando-os todos os dias, são boas opções para quem deseja ter uma vida mais saudável e um fim de ano mais tranqüilo.

Massagens relaxantes e Drenagem Linfática Manual Corporal e Facial também são eficazes para amenizar o estresse. Elas melhoram a circulação sanguínea e periférica garantindo ao organismo uma ação desintoxicante de líquidos e toxinas provenientes do próprio metabolismo. Isso vai ajudar na melhoria da aparência estética superficial e, conseqüentemente, do corpo como um todo, sobretudo em regiões com excesso de gordura localizada, celulite e má circulação, desenvolvendo o equilíbrio do organismo. Com a correria do fim de ano, as olheiras podem aparecer com mais facilidade. A drenagem linfática facial também é ideal para descongestionar as bolsas que formam na parte inferior dos olhos.

"É nesta época do ano que a tensão aumenta de maneira impressionante. O excesso de compromissos e decisões cansa demais. Como resultado, as mudanças de humor se tornam freqüentes e são facilitadas porque, no período, é comum aflorarem sentimentos de ansiedade e angústia misturados à alegria das festas. Mas, tem jeito de aproveitar a virada do ano sem que o desgaste – físico e emocional - atrapalhe. O caminho é identificar os fatores de maior impacto e escolher meios de atuar sobre eles", conclui Tatiana.

veja também