Gratidão e gentileza fortalecem relacionamento amoroso

Gratidão e gentileza fortalecem relacionamento amoroso

Atualizado: Quinta-feira, 27 Maio de 2010 as 5:07

Um novo estudo realizado pela Universidade a Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sugere que pequenos gestos de gratidão diários para o parceiro amoroso podem render uma maior satisfação e ajudar a fortalecer os relacionamentos. No entanto, os pesquisadores advertem que não se deve confundir gratidão com a sensação de dever algo para o parceiro que, segundo eles, só prejudica os relacionamentos.

A pesquisa observou as interações entre 67 casais heterossexuais, que tinham um relacionamento amoroso, no período de três meses. Os participantes completaram relatórios no final de um dia, durante duas semanas, para registrar todas as boas ações que fizeram para o seu parceiro e as ações de seus parceiros que os agradaram. Eles foram convidados para anotar qualquer gesto pequeno, como pegar café para o parceiro, preparar um jantar comemorativo, ou levar os filhos para passear.  

Os casais também registraram suas reações emocionais a essas interações cotidianas e sua satisfação com o relacionamento como um todo. Os resultados do estudo mostram que a gratidão foi fortemente associada com a proximidade entre os companheiros e satisfação para homens e mulheres.

Os cientistas sugerem que as emoções positivas e gratidão aos parceiros românticos podem aumentar os benefícios para a relação em até dez vezes. Isso porque a gratidão desencadeia respostas emotivas, mudando a maneira como a pessoa vê o parceiro, bem como dando motivações para o benfeitor. Sentimentos de gratidão e generosidade são úteis para solidificar nossos relacionamentos com as pessoas que amamos. A idade média dos participantes avaliados na pesquisa era de 25 anos. Entre eles, 57% tinham concluído a faculdade; 56% eram brancos; 27,6% eram asiáticos; 8,2% eram de origem latina; e 7,5% indicaram outra etnia. Os casais estavam juntos há 3,26 anos em média. Quase 24% dos participantes eram casados.

O estudo mostra também que:

* 43% das mulheres e 36% dos homens disseram que seus parceiros fizeram de bom para eles naquele dia.

* 35% das mulheres e 33% dos homens disseram que fazer algo positivo para seus parceiros.  

veja também