Grávidas podem tingir o cabelo? Existe algum perigo para o bebê?

Grávidas podem tingir o cabelo? Existe algum perigo para o bebê?

Atualizado: Quinta-feira, 19 Novembro de 2009 as 12

Uma dúvida muito comum em grávidas de primeira gestação é se as grávidas podem tingir os fios do cabelo durante sua gestação? E se existe algum perigo para o bebê?

A resposta e indicação mais comum é que durante a gravidez e lactação não é recomendado que se utilize qualquer tipo de química capilar para tingimento, permanente ou alisamento, mesmo a henna.

Mas bom dizer também de que não há unanimidade quanto à segurança no uso de tais técnicas e substâncias em relação a concepção, porém sabe-se que o risco é maior para os profissionais que aplicam os produtos químicos sem o uso de luvas e máscaras que conferem proteção adequada.

Existem estudos importantes que relacionam o uso de qualquer pigmento (henna, tonalizantes ou tintas permanentes) a má-formações fetais como neuroblastomas e doenças cardíacas. O risco parece ser muito baixo, porém existe.

Por isto as gestantes que querem pintar os fios ou fazer luzes devem primeiro consultar um médico de confiança para avaliar os riscos do procedimento.

E você chegou a pintar o seu cabelo?

veja também