Gravidez e atividade física: saiba como conciliar

Gravidez e atividade física: saiba como conciliar

Atualizado: Quarta-feira, 28 Maio de 2008 as 12

A gravidez é um momento inesquecivel para a mulher. Período de transformações do corpo, mente, e principalmente de doação e dedicação. Cuidados fundamentais para vir ao mundo saudável. A futura mamãe deve ter uma alimentação correta, sem a desculpa "estou comendo por dois", seguir as orientação do médico, durante o pré-natal e praticar algum tipo de atividade física para controlar o peso.

A Fórmula Academia tem um projeto especifico para atende as gestantes. O Programa Mãe Ativa existe há sete anos. "O objetivo é melhorar a qualidade de vida durante a gestação. Proporcionando atividade física agradável e segura, que respeita a individualidade e o processo gestacional. Período de alterações metabólicas e hormonais, que modificam a resposta à atividade física das futuras mamães", afirma a professora Andreá Faria.

Segundo a professora, AndreáFaria, existem alguns casos em que exercícios não são indicados. Quando a gestante apresenta risco de parto pré-maturo, sangramento persistente entre o segundo e terceiro trimestre, placenta prévia e pré-eclampsia. Atividade física só com a liberação do médico.

Treinamento com pesos está liberado. Uma gestante saudável, e que já praticava exercícios com pesos, pode prosseguir o treino, respeitando os limites do corpo. "É recomendável diminuir a carga para evitar risco de lesões e aumento desnecessário da freqüência cardíaca. Outra dica importante trabalhar sempre respiração e movimento", ressalta Andréa.

Uma das alterações durante a gravidez é o aumento da freqüência cardíaca. É importante respeitar a intensidade dos exercícios, que não devem ultrapassar 140/150 BPM. Percebeu que está exausta ou ofegante, diminua a intensidade da atividade. A atividade deve ser regular - três a cinco dias por semana.

A melhor atividade para as gestantes é a hidroginástica. A água diminui o impacto, alivia o peso corporal, auxilia na circulação linfática - estimulando a linfa, relaxamento da musculatura. Outras atividades indicadas pilates, caminhada e musculação.

Benefícios da atividade física

Melhora na circulação sanguínea; Redução do inchaço (na água); Fortalecimento da musculatura abdominal; Melhora da postura e equilíbrio postural; Alívio do desconforto intestinal; Diminuição das dores lombares; Maior controle respiratório; Controle do aumento do peso corporal; Aumenta a resistência para as exigências físicas da gestação; Melhora no condicionamento cardiorrespiratório e de resistência muscular; Facilita a recuperação pós-parto. *Andreá Faria é professora de educação física e personal trainer da Fórmula Academia. Está finalizando seu livro sobre atividades para gestantes. Lançamento previsto para 2009.

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