Homens participam do curso de gestante apenas para agradar esposa

Homens participam do curso de gestante apenas para agradar esposa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

De acordo com uma pesquisa realizada na Suécia, os futuros pais assumiram que frequentam o curso de gestante somente para agradar suas parceiras. O estudo revelou que eles até têm suas próprias dúvidas e medos em relação à paternidade, mas mesmo assim não têm interesse em participar ativamente das aulas de treinamento. Não que façam pouco caso da gravidez. Ao que parece, eles preferem buscar informações em outros lugares - como questionando amigos de trabalho e parentes que já passaram por isso.

Embora não exista nenhuma pesquisa parecida com pais brasileiros, Adriana Policastro, coordenadora de enfermagem do Hospital Alberto Einstein (SP), observa o contrário no curso de gestantes da instituição. “Os pais costumam ser muito interessados e vêm com bastante empolgação", diz. Em alguns casos, quando a grávida está de repouso, há pais que comparecem sozinhos. E as perguntas mais feitas por eles são em relação aos cuidados básicos, afirma Adriana, que é coordenadora do curso. “Os pais ficam bastante à vontade para perguntar e questionam muito sobre os cuidados de higiene e banho, assim como o momento de vir para a maternidade”, conta.

Se no seu caso o pai não quer participar do curso, uma boa maneira de convencê-lo é explicar que o curso é importante por ser uma oportunidade em que o homem pode estar mais próximo do sentimento do que é ser pai. “É o momento em que o pai pode se sentir fazendo parte da nova família, já que a gestação, parto e aleitamento são exclusivos da mulher”, afirma Adriana.

E é o que também pensa o designer gráfico Rodrigo Buldrini. Ele não tinha uma boa expectativa, pois achava que o curso seria cheio de brincadeiras infantis para para alegrar o casal, mas no final viu que não se tratava disso.“Como não temos nenhuma mudança fisica com a gravidez, com exceção de alguns pais que ganham peso junto com a esposa, é uma maneira de entendermos o que está por vir e ajudar nas decisões", diz, com bom humor.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições