Honre seus pais... e aguarde o sucesso

Honre seus pais... e aguarde o sucesso

Atualizado: Segunda-feira, 9 Novembro de 2009 as 12

VÓS, FILHOS, SEDE OBEDIENTES A VOSSOS PAIS NO SENHOR, PORQUE ISTO É JUSTO. - HONRA A TEU PAI E A TUA MÃE, QUE É O PRIMEIRO MANDAMENTO COM PROMESSA, - PARA QUE TE VÁ BEM, E VIVAS MUITO TEMPO SOBRE A TERRA. Efésios 6. 1-3

Há uma diferença entre obedecer e honrar. Obedecer significa agir de acordo com as instruções recebidas. Honrar significa respeitar e amar. Os filhos não devem desobedecer a Deus ao obedecerem aos seus pais. Não se requer que os filhos adultos obedeçam a pais tiranos. Os filhos são obrigados a obedecer enquanto estiverem sob os cuidados dos pais, mas a responsabilidade de honrá-los é vitalícia. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)  

O homem vive desesperadamente à procura do sucesso. Muitos seriam capazes de vender a própria alma, para alcançá-lo.

A Bíblia Sagrada, está cheia de orientações seguras para se viver produzindo bons resultados e transformar nossos dias de vida aqui na terra, frutíferos e  felizes.

O texto acima é um desses sábios e infalíveis conselhos. O apóstolo Paulo, como grande conhecedor das Escrituras, foi buscar no Antigo Testamento, este precioso conceito de relacionamento entre pais e filhos.

1º) Ele mostra que é justo obedecermos aos nossos pais. A palavra de Deus nos diz enfaticamente: "...o que semeia justiça terá recompensa verdadeira". (Provérbios. 11.18ª)

2º) A Bíblia contém muitos mandamentos, mais, honrar pai e mãe é o primeiro com promessa e as promessas proferidas por Deus, fatalmente se cumprirão. Josué tinha tanta convicção a respeito da fidelidade de Deus que assim se expressou: "Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu". (Josué 21.45)

3º) Para que te vá bem. Travamos grande batalha no campo estudantil, profissional, de relacionamentos, para vivermos bem. Almejamos bons diplomas, procuramos galgar postos nas empresas em que trabalhamos, e aqueles que tomam a decisão de ter seu próprio negócio, lutam para que suas empresas se posicionem bem no mercado. A luta para viver bem é incansável, mais nem sempre vitoriosa.

4º) E vivas muito tempo sobre a terra. Em todo o transcorrer da história, o homem busca a longevidade. Os consultórios médicos estão repletos de pacientes, a medicina alternativa cresce, as farmácias se multiplicam, os centros esportivos estão lotados de atletas de todas as idades, as dietas das mais diversas fontes fazem promessas mirabolantes. No entanto, o sábio Salomão, dissera a milênios atrás: "Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. ? Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz". (Provérbios 3.1,2)

PARA REFLETIR: Como está seu relacionamento com seus pais?

Escrito por: João da Cruz Parente

veja também