Idioma secreto para esconder segredos

Idioma secreto para esconder segredos

Atualizado: Terça-feira, 27 Abril de 2010 as 12

Os adolescentes da rede social Bebo criaram uma língua secreta para esconderem de seus pais detalhes sobre suas vidas pessoais, afirmam pesquisadores da Universidade de Stirling, na Escócia.

Os jovens britânicos têm usado gírias para falar sobre festas e bebedeiras no intuito de evitarem que tais informações cheguem aos ouvidos de seus pais e educadores.

Ao invés de escreverem que estão bêbados, por exemplo, os adolescentes publicam atualizações com a mensagem "ficando louco com isso". Quando citam relacionamentos, os jovens usam a expressão "ownage", que pode ser traduzida como "exercendo o controle sobre alguém".

Segundo os especialistas, a mensagem "legal", quando publicada na rede social por uma garota, está relacionada ao fato dela ter mais de 16 anos e poder, assim, fazer sexo legalmente.

Lisa Whittaker, uma das especialistas que estuda o comportamento dos adolescentes na Escócia, afirmou que as gírias funcionam como "máscaras" para as atividades dos jovens. "Muitos jovens distorcem a linguagem usada nas redes sociais para tornar difícil a interpretação por parte de pessoas que não estão familiarizados com esses termos", explicou Whittaker.

Ainda segundo a pesquisadora, bebidas e cigarros lideram a lista de "segredos" que os jovens desejam esconder de seus pais. O estudo será apresentado nesta terça-feira no Instituto de Pesquisa Econômica e Social do País de Gales, em Cardiff.

veja também