Incremente seus cosméticos com óleos essenciais

Incremente seus cosméticos com óleos essenciais

Atualizado: Sexta-feira, 25 Abril de 2008 as 12

Myrian Rosário

Para ajudar a relaxar à noite, depois do banho, para dar uma estimulada nas manhãs preguiçosas e até para ativar a circulação e colocar a celulite para correr, os óleos essenciais podem incrementar os cremes e loções hidratantes e transformar o pós-banho num ritual de beleza em casa. Confira as sugestões da professora de Estética Sandra Pelliciotta.

 Óleo Essencial de Alecrim

Extraído das folhas do arbusto é mais suave tendo menos cânfora. Seu aroma é típico canforado e refrescante, o alecrim era considerado pelos antepassados como uma planta sagrada. Estimulante, energizante é usado em tratamentos cosméticos com excelentes resultados em peles oleosas e com manchas, tem ação anti-séptica e estimulante. Aquece e estimula o corpo, ajuda no combate a retenção de água e celulite também pode ser utilizado  com muito resultado como tônico capilar para queda de cabelos. Não deve se usado durante a gravidez.

Óleo Essencial de Laranja

Extraído da casca da laranja, seu aroma típico é cítrico. Sedativo, calmante, usado para tratamentos cosméticos de peles secas, maduras e envelhecidas. Também e eficiente para eliminação de toxinas e nas dores musculares. Como todo óleo essencial cítrico não deve ser aplicado na pele antes de exposição ao sol.

Óleo Essencial de Lavanda

Extraído das flores. Calmante e revigorante, a lavanda é usada para tratamentos cosméticos para todos os tipos de pele. Minimiza a tensão, cansaço, problemas de pele e odores. Sua fragrância proporciona sensação de conforto e calma.

"Os óleos essenciais devem ser utilizados no corpo em junção a óleos minerais, de massagem, cremes de massagem, hidratantes, gomage e outros cosméticos ou no difusor para aromatizar o ambiente", ensina a professora Sandra Pelliciotta.

Experiemente estas receitas!

Acrescente a quantidade indicada de óleo essencial indicado, segundo o efeito desejado, ao seu creme hidratante ou de massagem. "É importante misturar o óleo com o creme numa vasilha na quantidade exata a ser aplicada. A mistura deve ser usada imediatamente", recomenda a esteticista.

Calmante: três gotas Óleo Essencial de Laranja. Relaxante, antes de dormir: cinco gotas óleo essencial de Lavanda. Desintoxicantes, contra a celulite: quatro gotas de óleo essencial de Alecrim mais seis gotas óleo essencial de Laranja. Estimulante: duas gotas de óleo essencial de alecrim

veja também