Infertilidade masculina pode ser herdada

Infertilidade masculina pode ser herdada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

Filhos de homens com problemas de fertilidade podem herdar alterações relacionadas à esse assunto. Essa é a idéia de um estudo dinamarquês publicado recentemente no American Journal of Epidemiology , que analisou 311 homens, entre 18 e 21 anos, concebidos sem tratamentos de fertilização.

A partir da análise da composição do sêmen dos indivíduos gerados após um ano ou mais de tentativas – 11% dos homens em questão –, os cientistas detectaram que não só houve queda da concentração de espermatozóides como também da qualidade destes. Porém, por conta da amostragem pequena, o estudo não é determinante. “Uma pesquisa com dados como este deve ter números altos, para que a situação possa ser transposta para toda a população”, diz Mauro Bibancos, urologista da área de reprodução do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.

Para Alfonso Massaguer, especialista em reprodução humana da Clínica Huntington, em São Paulo, além da amostragem baixa, a pesquisa não traz grandes novidades, “Há uma série de indícios, já conhecidos há tempos, de que algumas alterações genéticas causam infertilidade tanto no homem como em seus descendentes”, explica. “Quanto mais grave é a alteração, maior será a probabilidade de que isso seja transmitido para a prole”, conta Assumpto Iaconelli, diretor regional da Rede Latino-americana de Reprodução Assistida no Brasil.

Em muitos casos, a única alternativa para possibilitar a reprodução de filhos que herdaram alterações seminais do pai é a tentativa de fertilização in vitro. “É importante que as pessoas saibam disso. Senão, daqui a pouco dirão que tratamentos de fertilização estão aumentando a quantidade de problemas nas gerações futuras”, completa Assumpto.

Uma vida regrada pode melhorar a qualidade do sêmen

A produção de espermatozóides é um processo bastante complexo, em que as células passam por diversas fases de desenvolvimento dentro dos testículos. “Portanto, a possibilidade de haver alterações no material genético é maior, quando comparada às outras células”, explica Edson Borges, especialista em reprodução humana do Centro de Fertilização Assistida Fertility, em São Paulo.

Para um bom estado geral e, consequentemente, a melhor qualidade de seus espermatozóides, o homem precisa se cuidar. Hábitos saudáveis como evitar ganho de peso excessivo, manter uma dieta balanceada e não se desgastar com estresse ou em ambientes poluídos, configuram um bom estado de saúde e, assim, o melhor desenvolvimento reprodutivo. Uso de cigarro, bebidas alcoólicas, má alimentação e sono refletem no sêmen. “Além disso, se a pessoa tem um histórico familiar de dificuldades em gerar filhos, é importante investigar previamente, mesmo com o homem ainda solteiro e sem a intenção de ter um bebê”, alerta Mauro Bibancos.

Ácido fólico para homens?

Outra pesquisa divulgada em março pela Universidade da Califórnia liga o consumo de ácido fólico por homens à melhora na qualidade de seus espermatozóides. Segundo os especialistas, esta substância torna o esperma mais estável e tem atuação anti-oxidante. “O ácido fólico é um substrato para a formação de uma parte da nossa genética. Então, se o homem tiver essa substância em quantidade suficiente, não correrá riscos de erro genético”, finaliza Mauro Bibancos

    Ácido fólico para homens? Outra pesquisa divulgada em março pela Universidade da Califórnia liga o consumo de ácido fólico por homens à melhora na qualidade de seus espermatozóides. Segundo os especialistas, esta substância torna o esperma mais estável e tem atuação anti-oxidante. “O ácido fólico é um substrato para a formação de uma parte da nossa genética. Então, se o homem tiver essa substância em quantidade suficiente, não correrá riscos de erro genético”, finaliza Mauro Bibancos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições