Interruptor em forma de fantasma ensina sustentabilidade às crianças

Interruptor em forma de fantasma ensina sustentabilidade às crianças

Atualizado: Quarta-feira, 6 Outubro de 2010 as 10:54

O projeto, chamado de Tio, já ganhou prêmios por incentivar a redução do consumo de energia

O interruptor Tio, que tem forma de fantasminha, fica feliz ou triste dependendo da quantidade de horas em que a luz está acesa. O objetivo? Ajudar crianças a economizarem energia. O gadget criando pelo designer britânico Tom Holley ano passado, já ganhou prêmio de sustentabilidade na Inglaterra em 2009 e é motivo de estudos no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

O produto, que ainda não está à venda, funciona por meio de um sistema de computação que interliga a parede e o interruptor. A criança facilmente entende o conceito do divertido aparato: se as luzes são ligadas por menos de uma hora, o Tio fica verde e sorridente; mais de quatro horas e o fantasminha passa a ser amarelo e se assusta; a partir de 8 horas de uso ininterrupto da lâmpada ele acende uma luz vermelha e seu sorriso transforma-se numa careta.

Para o criador do interruptor, ao demonstrar emoções por meio de luzes e expressões, o Tio vai incentivar as crianças a apagarem as luzes quando elas não são necessárias ou quando não estão naquele cômodo. Dessa forma, elas entendem desde cedo a importância da redução do consumo e crescem mais conscientes.

veja também