Jovens não sabem se comportar no mercado de trabalho

Jovens não sabem se comportar no mercado de trabalho

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Acostumada a ministrar workshops em grandes empresas sobre o tema Etiqueta Profissional, Renata Mello percebe que os jovens são os que têm mais dificuldade em se adequar ao mundo corporativo e desconhecem completamente suas regras.

Assim, ela dá algumas dicas para quem pretende evitar "saias justas" no ambiente de trabalho, principalmente durante o estágio para melhorar as chances de conquistar o tão sonhado emprego.

Se você é candidato a uma vaga, na entrevista lembre-se:

Demonstre boa vontade, sorria ao interagir com o entrevistado. Preste atenção na maneira como você se senta, evite sentar esparramado, como você faz na faculdade ou no cursinho. Evite ficar balançando o pé ou a perna, o entrevistador pode entender isso como ansiedade. Se ficar esperando em pé, não se encoste e nem ponha o pé na parede. Mantenha a postura ereta e firme. Evite se atrasar. Se acontecer, peça desculpas e não fique culpando o trânsito. Não entre na sala de entrevista sem pedir licença. Se possível, procure informações sobre a empresa. Entre na internet, converse com os amigos, isso aponta interesse e iniciativa. Mas jamais demonstre ser o "Sr. Sabe Tudo". Procure vestir-se de acordo com o perfil da empresa, sem exageros. Ouça as perguntas com atenção e procure ser objetivo nas respostas; Cuidado com o português. Fale correto, não precisa usar palavras difíceis. Elas podem ser uma armadilha. Se não entender a pergunta, tire suas dúvidas para responder adequadamente. Simpatia e descontração pode ajudar a conseguir o emprego. Mas, cuidado com a famosa pose ou tratamento de "brother" tão em voga. Ela é assustadora para as empresas. Você conseguiu o emprego. Atenção para essas regrinhas básicas:

Seja Comprometido com a empresa Jamais chame qualquer colega de trabalho pelo apelido Não confunda sua sala de trabalho com sua sala de estar. Nada de usar seu telefone celular ou da empresa para conversar com amigos e namoradas; Cuidado com o uso do MSN no horário do trabalho. Procure descobrir qual é o procedimento da empresa e evite ao máximo usar. É inaceitável usar jeans rasgados, roupas tipo skatistas, decotes profundos e saias curtas ou mini blusas em ambiente corporativo. Essas peças só são permitidas se você trabalhar em lojas de moda ou locais que permitam esses trajes. Cuidado com o corte dos cabelos e as cores exageradas. Homens, nada de trabalhar com as unhas brilhantes Não use gírias, nem gerúndios (vou estar perguntando...) ao conversar com colegas e clientes Não fale ao telefone com a boca cheia ou lixando as unhas Ao usar e-mails atenção na escrita e seja breve. Evite envio de e-mails pessoais em sua caixa postal de trabalho. Eles podem ser acessados pela sua chefia, pois a máquina é da empresa e não sua. Preste atenção ao seu tom de voz Não fale sem parar Assuma seus erros Cuidado ao comentar sobre seu novo emprego pelo telefone. Algumas empresas tem escutas permanentes ou periódicas (ou simplesmente colegas prontos para puxar o seu tapete). Preste atenção aos níveis hierárquicos da empresa. Você é chefiado por alguém, e é a essa pessoa a quem você precisa responder e acatar ordens. Cuidado com o termo "tipo assim". Não use. Seja pontual. Sempre.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições