Leite infantil facilita o aparecimento de cáries em crianças

Leite infantil facilita o aparecimento de cáries em crianças

Atualizado: Terça-feira, 9 Dezembro de 2008 as 12

Formulações de leite em pó infantis podem provocar cárie em crianças, segundo pesquisa divulgada recentemente na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade de Campinas (Unicamp).

A pesquisa tomou por base duas conhecidas marcas, uma à base de proteína animal e a outra, de soja. Mesmo o leite sendo preparado sem que o açúcar seja adicionado, as chances de desenvolver cáries são grandes. "Nos casos em que o açúcar é acrescentado, a probabilidade dobra", afirma a orientadora do estudo Cínthia Pereira Machado Tabchoury.

A professora explica também que as fórmulas existentes possuem nutrientes recomendados para os bebês na faixa etária indicada e, por isso, muitas vezes são utilizadas como substituto ao leite materno ou como suplemento nutricional. O problema, neste caso, explica a orientadora, é que os componentes da formulação têm efeito no esmalte decíduo, popularmente conhecido como dente de leite.

Cinthia afirma que o desenvolvimento das lesões depende da freqüência de ingestão dos leites, da higienização dos dentes do bebê e da intensidade do uso do flúor. A pesquisadora pretende futuramente avaliar a composição dos carboidratos das fórmulas e propor alternativas para diminuir o potencial de desenvolvimento de cáries.

veja também