Leitura deve ser incentivada desde cedo

Leitura deve ser incentivada desde cedo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Ler é um exercício que precisa ser incentivado já na infância. Pesquisas indicam que um leitor regular tem a vida muito mais ativa e bem-sucedida do que a pessoa que passa o tempo livre vendo televisão ou em outra atividade que não exige raciocínio. A pedagoga e escritora de livros infantis Vera Lea Camelo acredita que uma criança que adquire bons hábitos de leitura tem mais perspectiva de futuro. "A criança que lê tem um maior conhecimento cultural, um vocabulário mais amplo, mais facilidade de socialização e, futuramente, maior possibilidade ingressar no mercado de trabalho", afirma.

Autora de 32 títulos, Vera explica que o hábito pode ser estimulado antes mesmo do nascimento. "Contar histórias para o bebê pode começar ainda na barriga. Quando a criança começa a brincar, é importante que mesmo que ainda não saiba ler, ela tenha livros no meio dos outros brinquedos. Desta forma, farão parte do universo dela", orienta.

Vera Lea ressalta que os pais também devem servir de exemplo. "Ler é uma delícia e os pais também precisam ter esse hábito. As crianças se interessam por aquilo que faz parte do universo delas. É importante ensinar para o filho que há diversos tipos de leitura. Se ele não gostou de um, não quer dizer que não goste de ler; há várias outras opções", pondera.

Os pais nunca devem colocar os filhos de castigo, lendo. Essa atitude poderá fazer com que a criança ou adolescente tenha mais aversão ao livro. "A leitura deve ser sempre associada ao prazer", finaliza a escritora.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições