Letra feia pode ser sinal de imaturidade neurológica

Letra feia pode ser sinal de imaturidade neurológica

Atualizado: Sexta-feira, 15 Julho de 2011 as 1:13

Você sabia que letra feia nem sempre é falta de capricho. Os garranchos, às vezes, são sintoma de disgrafia, problema que afeta a capacidade de reproduzir letras, palavras e números.

A origem pode ser imaturidade neurológica, que dificulta a transmissão das informações visuais ao sistema motor, fazendo a criança escrever de modo lento e desorganizado. O ensino inadequado da escrita e conflitos emocionais, como o desejo de chamar a atenção dos pais, são outras causas frequentes desse distúrbio.

"A criança disgráfica não tem problemas com a leitura nem déficits intelectuais, mas é importante consultar um psicopedagogo para evitar que a dificuldade de escrever atrapalhe o progresso escolar e a autoestima dela", aconselha a psicomotricista Raquel Caruso, de São Paulo.

Assim como em outros transtornos de aprendizado, o tratamento da disgrafia é multidisciplinar e envolve neurologistas, psicopedadogos, fonoaudiólogos e terapeutas.

Dica: atraídos pelos computadores, crianças e jovens tendem a não exercitar a letra cursiva. Compre cadernos de caligrafia para o seu filho e treine a escrita junto com ele. Repare se a letra ilegível vai além da preguiça ou pressa. Se notar que a criança está com muita dificuldade, procure a ajuda de um especialista.

fonte: M de Mulher

veja também